Qual o objetivo de um site e como pensar em sua concepção

Qual seu objetivo com seu site? Para criar um site de qualidade é necessário primeiramente descobrir qual o objetivo você quer alcançar .

Criar um site é uma tarefa que envolve muito mais que apenas mexer com códigos, pensar em um layout, cores, imagens e tudo que envolve sua concepção.

Para começar, como tudo na vida, temos que ter um objetivo concreto a ser alcançado no começo de cada projeto, definir metas para o desenvolvimento de um site é uma das melhores formas de começar a se pensar em todos os recursos que serão disponibilizados da melhor maneira possível.

Um site que quer ser tudo, pode acabar não sendo nada, ou melhor, pode acabar decepcionando os usuários e afastando eles para sempre, na internet podemos observar ao acessar diferentes modelos de sites como a estrutura e linguagem de cada um se adéqua as necessidades dos seus usuários.

Seja um site pessoal, um blog, um site empresarial, um site para profissionais se divulgarem, um loja virtual, tudo requer um estudo amplo, sobre como será desenvolvido e o que o usuário deseja encontrar logo de cara.

O objetivo de todo site é gerar o maior número de visualizações possível, seja em qual período de tempo for, depois disso muitas vezes iremos utilizar técnicas de marketing para sua divulgação, mas antes disso tempos que levar em conta seu objetivo principal:

Qual o objetivo principal do meu site na Internet?

Para cada objetivo iremos seguir um caminho diferente, utilizar técnicas distintas, pensar em um modelo diferente, uma identidade visual única, o seu site pode ter como objetivos principais:

  • Levar informações relevantes
  • Apresentar um identidade visual
  • Criar e coletar informações dos clientes
  • Gerar vendas online
  • Gerar receita através da veiculação de anúncios
  • Resolver as necessidades dos clientes e criar relações
  • Melhorar o processo de negócios (atendimento ao cliente, suporte)

Tudo isso são objetivos comuns, alguns modelos de sites englobam até mais que apenas uma função, mas o mais comum é que sejam criadas seções únicas e até sites únicos para cada um do objetivo proposto.

Uma das primeiras coisas que devemos pensar na concepção de um site é com relação ao seu design principal, e nisso estão questões que se referem ao logotipo, slogan da empresa, cores, layout e recursos essenciais e padrões de cada modelo.

Também é importante levar em consideração que tudo isso é criado com base em uma identidade visual anteriormente projetada.

Para alguns sites, menos é mais, muitas empresas acabam por colocar em seus sites somente o principal que seu cliente deseja saber, isso é visto com muito bons olhos, fazer uma navegação simples e descomplicada pode ajudar bastante nos seus resultados.

Não podemos esquecer de aspectos padrões, escolher um nome bom para seu site é uma das primeiras coisas a se fazer, o mesmo deve estar no url escolhido, fazer o consumidor lembrar o endereço de um site é algo difícil! facilite a vida dele.

Sites para fazer o branding da empresa e gerar identificação do cliente.

Podemos ver sites também que objetivo principal é fazer o branding da marca, ou seja, fortalecer a imagem da marca perante o consumidor, onde o objetivo não é a venda, mesmo que ela aconteça de forma indireta, como o site da www.cocacola.com.br.

Sites para gerar leads e manter o consumidor interessado.

Outros sites como os que vendem produtos de alto valor, tem como objetivo gerar leads (geração de cadastro) e fazer com que o consumidor entre em contato através de um telefone, e-mail ou mesmo visita física ao local.

Bons sites dessa área constroem uma relação com o cliente, guardam seus dados e suas preferências para tentar também vendas futuras de outras coisas que possam interessar.

Sites que o objetivo é vender online.

Podemos ainda ter a necessidade de um site que lide diretamente com vendas online, nesse caso para aumentar o desempenho temos aqui algumas dicas do que você pode implementar nesse modelo também.

Bons sites que trabalham com vendas analisam o perfil dos consumidores e dados demográficos para ofertar sempre o que pode ser de maior necessidade para aquele cliente, como é o caso de grandes sites de e-commerce (magazineluiza, extra, americanas etc.)

Sites que geram renda por meio de publicidade de terceiros.

Outros sites operam a venda de publicidade direta, nesse caso o valor do site está no perfil de visitantes que esse site atinge, quantas visualizações de página ele consegue obter e quantos cliques ele pode levar ao perfil do anunciante!

Neste caso podemos incluir os grande portais, como sites de notícias e entretenimento (msn, terra, uol etc.)

Sites que tem como objetivo alcançar necessidade internas ou construir relacionamentos.

O objetivo aqui acaba sendo bem diferente, pode ser atrair investidores, identificar e atrair parceiros para um negócio, localizar fornecedores, recrutar revendedores e/ou franqueados.

Sites para aperfeiçoar os processos de negócios.

São modelos de sites criados justamente para melhorar e informatizar sistemas, onde os sites podem integrar estoques como o just-in-time (produção de acordo com demanda), cadeias de sistemas bem coordenadas, vendas online e sistemas de contabilidade.

Até mesmo pequenas empresas podem usar essa inovação criando processos online que mudam toda a perspetiva da maneira que administram seus negócios.

Esse artigo foi escrito com auxilo do livro: Marketing Digital para Leigos, Zimmerman, Jan 2014

Criar Sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *