Quais as principais características de um empreendedor

Você sabia que a maioria dos empreendedores possuem características comuns em sua personalidade e modo de ver o mundo? Você se encaixa nos pontos citados?

Já falamos aqui bastante sobre o empreendedorismo, embora existam os mais diversos tipos de perfis de empreendedores muitos estudiosos concordam que há características especificas nesse grupo de pessoas que fazem com que eles consigam ter sucesso com seus empreendimentos, diferente de um administrador e é comum que ambos sejam frequentemente confundidos, um empreendedor é identificado como quem possui informação e a transforma em potencial criativo, e partir daí aproveita as oportunidades e eventualmente exerce funções administrativas, sem mais delongas vamos as principais características de um empreendedor;

“Ter visão” – Considerada por muitos uma característica essencial do empreendedor, a visão aqui se diz respeito a ver além do que a maioria das pessoas enxerga, encontrar novas necessidades, adaptar coisas, criar novos produtos, enfim, todos grandes empreendedores tiveram “grandes visões ” que em alguns casos chegaram a transformar o mundo e a forma que nos relacionamos com algumas coisas.

Perseverança – Característica importante, muitos donos de negócios acabam por não dar certo logo na primeira tentativa, muitas vezes por falta de instrução etc. e então acabam por ter um segundo, terceiro empreendimento até que finalmente conseguem acertar os pontos falhos e alcançar o lugar desejado.

Gostar do que faz – Empreender requer esforço e atuar numa área em que não se gosta pode ser a receita certa para não dar certo, então ter certeza de que se gosta do que se faz é bem importante para enfrentar todas as dificuldades que podem surgir no caminho.

Curiosidade – Certamente ser uma pessoa curiosa ajuda nos negócios, ter gana de querer entender de tudo um pouco é sempre bom, então evite dúvidas ao máximo.

Saber vender – Uma característica que é imprescindível é saber vender suas ideias, convencer as pessoas é um dos trabalhos do empreendedor, afinal, é uma das coisas mais feitas na vida de um empreendedor.

Planejar – Planejamento é importante em diversos aspectos e aqui não poderia ser diferente, ter consciência do que fazer, como e quando é necessário para colher bons resultados e evitar riscos desnecessários.

Se organizar – A organização é algo muito importante na vida de todo empreendedor, muitos donos de negócios acabam por se perder principalmente na organização de suas finanças, o que é altamente prejudicial aos negócios, controle nesse caso é algo essencial.

Assumir riscos com cautela – Todo empreendedor tem por característica a vontade de arriscar e assumir riscos, mas o que todos tem que aprender é a fazer isso com riscos calculados, assim sempre haverá a chance de corrigir erros e fazer uma nova tentativa.

Ambição – A boa ambição é algo bom, pois é a vontade constante de sempre melhorar e progredir com seu negócio, grandes empreendedores estão sempre utilizando sua “visão” pensando a frente de todos e assim pensando em soluções para melhorar sempre seus empreendimentos.

Ética – A ética envolve o bom nome no mercado, por mais que o lucro também seja o objetivo, ter um nome de prestígio e uma boa reputação sempre abre mais portas e coloca seu negócio em um patamar superior!

Se cercar dos melhores – Ter sempre os melhores profissionais o cercando é algo extremamente inteligente de se fazer, então contratar pessoas pensando no talento de cada um e como isso pode agregar ainda mais valor ao seu empreendimento é algo que todo empreendedor tem de fazer.

Fé – Otimismo – Aqui a fé está mais caracterizada ao otimismo e não a religião em si, aquela certeza que você tem de que o que você acredita irá dar certo, muitas vezes a revelia dos outros, muitos negócios começam a partir de uma ideia e se dono da ideia não tiver fé que aquilo pode ser uma boa oportunidade já perde grandes chances logo de cara.

Humildade – Ter a plena consciência de que é necessário ter o auxilio de outras pessoas e que grandes feitos não são realizados sozinhos, você sempre necessitará de especialistas ou pessoas mais experientes em determinadas áreas, manter a humildade com qualquer tipo de profissional independente da hierarquia é necessário.

Ser capaz de julgar – Tomar decisões é algo que todo empreendedor deve fazer a todo momento e ser capaz de julgar é algo extremamente necessário para que a maioria das decisões sejam as corretas.

Voz de liderança – Liderar é algo rotineiro na vida de uma pessoa que é dona de um negócio, então delegar funções, observar o trabalho realizado dos outros funcionários e procurar sempre soluções é algo comum nesse profissional, o que não deve ser confundido com autoritarismo.

Senso de urgência – O senso de urgência está na necessidade continua de não deixar as coisas para depois, procrastinar então é uma péssima ideia para negócios de sucesso!

Maturidade – É a característica que faz com as coisas sejam resolvidas da melhor maneira possível, sem impulsividade e com pensamento no que ainda pode estar por vir, antecipando sempre problemas e pensando em soluções adequadas e evitar dar “um passo maior que a perna”, erro cometido com frequência por empreendedores.

Networking – Ser uma pessoa sociável não é uma das características principais mas ter a capacidade de manter contatos profissionais é sim algo que deve ser exercitado, bons contatos podem fazer toda a diferença em alguns momentos, ainda mais na expansão de alguns negócios.

Negociador(a) – A capacidade de negociar é algo extremamente importante nesse caso, entender o mercado, saber como tirar proveito de situações(claro, de forma ética) é algo comum em todo empreendedor.

Versatilidade – Em um cenário em que muitas vezes a tecnologia e a vontade do consumidor está em completa mudança é necessário que o empreendedor esteja atento à isso e com isso esteja preparado para se reinventar sempre que necessário.

Você possui essas características? Então certamente terá futuro no empreendedorismo, acha que precisamos incluir mais alguma? Comente e compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *