Porque criar um site sozinho pode não ser uma boa ideia e soluções

Entenda tudo que envolve a qualidade de um bom site e porque criar um site sozinho pode ser um problema!


Colocar um site atualmente no ar não é uma das tarefas mais difíceis, mas nem para todo projeto é tão simples realizar criar um site, dependendo dos recursos desejados, das otimizações a serem feitas, do modelo de layout e da programação a ser efetuada e diversos outros termos técnicos, fazer isso sozinho será um problema enorme e um gasto de tempo desnecessário.

Se o que você deseja é algo mais simples e com boas soluções para colocar um site no ar o mais rápido possível e com pouco esforço, permitindo realmente que você crie um site sozinho, serviços como o que o Wix oferece pode ser a solução para seu caso! mas voltando…

Criar um site do zero requer tempo, esforço e dedicação ou inevitavelmente o projeto sairá com muitas falhas, o que é péssimo futuramente, principalmente porque ele irá requerer mais tempo para ajustes e se você não tem tempo hábil para lidar com todos os problemas que venham surgir, pegar todo esse trabalho para si não é definitivamente uma boa ideia.

Hoje já existem diversas plataformas que auxiliam na elaboração de um site, oferecendo recursos prontos e que podem ser configurados e personalizados de acordo com a vontade do cliente, mas no geral são todas plataformas pagas, que permitem sim colocar um site no ar com o essencial de qualidade e design que todo site deve possuir.

Não estou aqui para dizer que utilizar sites/plataformas que oferecem esse tipo de serviço ou mesmo você se aventurar em comprar um hospedagem e desenvolver seu site do zero não é algo que não deve ser realizado.

De fato utilizar essas plataformas pode ser muito bom para projetos menores e que detenham menores recursos financeiros, mas se o projeto que você está idealizando em sua cabeça é algo maior, que saia do padrão dos demais sites, que requer configurações diversas e extremamente únicas, a melhor maneira sim é contratar um profissional habilitado para realizar essa tarefa.

Quando não criar um site sozinho?

Simples, se você possui não possui nenhum conhecimento na área de edição, programação e web design, você simplesmente não conseguirá aprender isso tudo em apenas alguns dias, muitos profissionais levam anos até dominarem áreas especificas e terem noção básica do essencial de tudo que engloba o desenvolvimento e mesmo assim continuam estudando diariamente para aprimorarem seus conhecimentos.

Quando desejamos criar um site já temos em mente mais ou menos o modelo que queremos seguir, os recursos que queremos empregar, para um blog o formato será um tipo, um site comercial será outro totalmente diferente e se o objetivo é uma loja virtual, então há muito mais coisas a serem realizadas!

Se você não tem muito dinheiro para investir em um bom profissional dessa área, optar então por plataformas prontas já citadas pode ser a melhor opção, pois elas cobram valores menores e oferecem bastante recursos que mesmo um completo iniciante pode entender.

Já para outros projetos um bom programador e web designer é o principal que você precisará, as vantagens de contratar um profissional são diversas, afinal ele saberá como te orientar a evitar erros, ele criará todo o design de acordo com sua vontade e no próprio conhecimento dele sobre o que funciona e está dando certo

No geral ele terá também conhecimento sobre marketing digital, design e áreas relacionadas, também poderá realizar atualizações e reconfigurar as coisas imediatamente sempre que você necessitar.

Para termos uma ideia do quanto de trabalho pode envolver a criação de um site basta pensarmos que em muitas agências há profissionais específicos para lidar com cada função, o responsável pela programação, o pelo tratamento das imagens, o conteúdo (textos, matérias, artigos etc.), o responsável pelo design, ilustrações e ainda diversos outros dependendo do projeto, todos reunidos e pensando exclusivamente em soluções para um determinado site, imagine fazer tudo isso sozinho sem conhecimento ou pouquíssimo!

Contratar um profissional com bom portfólio e referencia ou mesmo uma agencia só trará benefícios ao seu negócio, evitará um gasto de tempo e esforços desnecessário e sobretudo te dará segurança, você poderá tirar suas dúvidas e realizar tudo de forma mais prática, então se você tem como investir não tenha dúvidas e faça.

Outra coisa ao criar um site sozinho que você terá de pensar é como integrar todos os pontos que dizem em relação a estrutura do site e design com práticas de SEO, que tornam todo o trabalho bem mais complexo, não esquecendo de produzir conteúdo de relevante para que seu site seja lembrado nas pesquisas em boas posições.

Elaborar um site de qualidade envolve muito mais conhecimento e recursos do que você imagina, confira aqui quais são os pontos-chaves para fazer com que o seu site seja considerado de qualidade e bem desenvolvido!

Criar Sites, Marketing Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *