Otimizar sites o que devemos pensar a respeito | SEO

As principais coisas que devemos pensar quando o objetivo é otimizar um site para SEO!

Essa é uma dúvida constante que ronda a cabeça tanto de desenvolvedores, como dos próprios donos de sites que contratam um serviço para realizar a criação de um site, como otimizar ele ao máximo? mas essa não é uma pergunta para ser respondida de forma crua e rápida, afinal, os objetivos na hora de colocar um site no ar são variados, algumas pessoas criam sites com o intuito de expressarem suas ideias, um blog funcionária bem neste caso, outras pessoas criam sites para divulgar uma organização(seja empresa, ONG, produto etc.)

Já outras pessoas ainda criam sites dos mais diferentes nichos para entretenimento ou para informações dos mais diferentes níveis, e é assim que começaremos a analisar a qualidade dos sites, de acordo com o nicho de mercado e com o objetivo principal do site, mas antes teremos que ver alguns pontos que são importantes para a grande maioria dos sites.

Para otimizar um site temos que pensar onde você desenvolveu ele!

A plataforma que utilizamos para a elaboração do site é um dos pontos mais importantes a serem observados na hora de iniciar um projeto online, como é o caso de um site/blog, atualmente já existem diversas plataformas desenvolvidas desde as mais simples até avançadas, com recursos cada vez mais complexos

Para se ter um bom site é necessário que se siga alguns parâmetros essenciais, não importando tanto onde foi desenvolvido o site(desde que a plataforma seja atualizada e lhe permita configurar ao máximo todos os aspectos dele) já a grande maioria dos serviços e mesmo a utilização de softwares para criação, ou utilização de sistemas CMS’s em hospedagem paga (considerado a melhor opção em minha visão) oferecem excelentes recursos.

O fato é que a qualidade do site se deve a todo o trabalho envolvido na personalização e configuração, com isso são levados em conta diversos aspectos: Logo, Slogan, Design, Sistema de navegação, menu de navegação, configurações de CSS, otimização do banco de dados, imagens e velocidade do site etc.

Então tenha a certeza de escolher uma plataforma que ofereça a maior gama de recursos possíveis! Sistemas gratuitos em geral não são um boa opção quando queremos elevar o nível de nossos sites por limitações impostas por essas próprias plataformas que não permite otimizar ele de maneira eficaz!

Como é o Design e Layout do seu Site?

Aqui sem dúvida é o ponto que determina como o usuário irá visualizar seu site e qual impressão ele terá do mesmo, o design do site de forma geral é o que poderá levar ou não o seu site a ter um índice de rejeição baixo por parte da sua audiência, um site com um design inapropriado ou “feio” é facilmente descartado das opções de navegação do usuário, por isso é muito importante adequar o layout e o design do site de acordo com o público-alvo pretendido.

Se o site é sobre notícias sobre celebridades e voltado a um público jovem, o sistema de navegação deve ser todo pensado nesse perfil de utilizador, utilizando cores vibrantes e até animações, já se o site trata a respeito de negócios deve conter cores mais sóbrias e focar no conteúdo, se o site for desenvolvido com o objetivo de divulgar uma empresa, produto, serviço etc. deve conter todas as informações essenciais a respeito e utilizar as cores do produto/marca.

Por esses exemplos podemos notar que para cada tipo de site a ser desenvolvido há regras especificas dependendo do tema, então pesquise a respeito do seu público alvo e descubra a melhor maneira de montar o design do seu site de acordo com as preferências dos clientes.

Qual o nome do seu site e o url dele?

Obviamente este é um dos pontos principais, grandes empresas costumam utilizar o próprio nome fantasia para dar nome aos seus sites, e esta é uma recomendação muito válida, não procure inovar neste ponto, pessoas ao pesquisarem por sites de terminadas empresa costumam utilizar o nome pela qual conhecem a empresa, ou pelo nome dos produtos, neste caso sua url deve estar adequada ao nome de sua empresa. Para um site que não tem vínculos com organizações o nome e o url (endereço eletrônico) devem estar diretamente relacionados ao assunto tratados no mesmo, assim as chances de atrair maior visitação aumenta consideravelmente

Seu Site foi criado com o objetivo de…

Todos os sites têm uma finalidade, se o seu não tem ainda e fala de qualquer assunto, sem a menor categorização e sem frequência, seu site tem boas chances de chegar ao fracasso em pouquíssimo tempo pelos mais variados motivos, por isso eu recomendo que ao criar um site seja imposta uma perspectiva futura para ele, e focar em temas específicos, assim conseguirá adequar e otimizar seu site a um público especifico aumentando assim as chances de o site ter um reconhecimento por parte do público, seja de qual tema ele trate.

Lembrando que independente do tema, sites devem ser constantemente atualizados e repensados, afinal, o mundo muda a todo instante e não seria diferente com seu site ou de sua empresa.

Otimizar um site para obter um bom ranqueamento principalmente no Google é algo que todo profissional de marketing digital deve fazer e um dos pontos que mais vem sendo levado em consideração, além da criação de bom conteúdo é no que diz respeito a velocidade de abertura do site, um site lento perde muito nesse quesito, portanto trate de otimizar seu site para que ele seja o mais veloz que puder também! Você tem algo a acrescentar? deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *