O que é um conceito de um logo e como elaborar um

Você já faz parte do nosso grupo no Facebook? tire dúvidas, atualize-se e muito mais agora mesmo! Entrar no Grupo.

Para criar um logo de qualidade e com conceito é necessário que sigamos todas as etapas citadas, confira:

A criação de um logo para um negócio é uma parte importante no processo de desenvolvimento da marca, sendo a principal forma de representar a empresa gráfica e visualmente perante os clientes, para quem acha que gastar com um bom logo é uma bobagem ou um custo que pode ser evitado, está pensando da maneira mais amadora e errada possível, um logo bem desenvolvido levará sua marca a criar boa impressão perante o público e uma identificação única, além de ajudar a sua empresa no quesito de divulgação, um logo leva toda a carga de fazer uma boa apresentação da empresa em um primeiro contato, por isso pensar bastante a respeito de todo o conceito envolvido em sua elaboração é importante, um logo criado sem proposito, sem um briefing sequer, é provável que não vá trazer nenhum benefício e até atrapalhar a empresa, mas vamos entender tudo isso melhor!

O que é um logo com conceito?

Um logo é como chamamos na semiótica de signo, ou seja, um representação que leva o cliente a pensar em algo ou realizar uma ação, esse signo faz com que demos determinadas qualidades e atribuições a desenhos/letras, quando uma empresa cria um logo, o que ela está realmente fazendo é criando uma imagem que a irá representar, mas muitas pessoas acabam caindo no erro comum, que é pensar que para a elaboração dessa representação não há de se fazer um bom trabalho de conceituação, que seria reunir absolutamente o máximo de informação possível sobre a marca e achar uma forma de sintetizar todos esses elementos em único logo, sendo que o objetivo é fazer com o cliente não sinta dificuldade em prever sobre o que é aquela marca e possíveis coisas que ela pode oferecer, de acordo com as necessidades do público alvo, para chegar em um bom resultado nesse aspecto, o designer responsável pela elaboração passa por diversas etapas, desde estudos intensivos sobre a história da marca, sobre o perfil de consumidores que a empresa irá atender, teoria comum sobre design e psicologia, envolvendo o estudo da semiótica, da cor, composição, conceitos, etc. Criando assim uma identidade visual, já fizemos um artigo completo sobre a criação de identidades visuais e sua importância para os negócios, confira.

Todo esse trabalho e diversos estudos realizados para chegar ao resultado de um símbolo que cumpra todos esses propósitos citados, que além de ser funcional, tenha um design agradável e que consiga se destacar em meio a diversos outros logos de outras empresas, então passa longe de ser apenas um trabalho relacionado à criatividade, embora ela também seja um elemento bem importante nesse processo, temos que lembrar que a criatividade deve vir atrelada a todos esses aspectos citados. Um logo com conceito tem por obrigação trazer todos esses itens em seu processo de criação.

Metodologia e processo de criação de um logo.

Para o desenvolvimento de um logo precisamos de mais que apenas as ferramentas para esse processo e uma ideia, muitas vezes essa ideia passa por diversas modificações e uma maturação final, algo bem comum, para criar um bom logo temos que ter conhecimento, disciplina e organização, há ainda alguns passos comuns que podemos seguir para ter a certeza de que estamos seguindo uma metodologia lógica e que trará um resultado positivo, os passos principais nesse processo são:

Problema (problem):

Sempre há um problema em qualquer projeto de design, e na criação de um logo não é diferente, aqui tratamos de um problema referente a comunicação, o cliente tendo ou não uma identidade visual já idealizada, o fato é que precisamos pensar em uma nova forma de tornar aquela empresa/produto ou serviço visualmente conhecido. confira: 10 erros comuns na elaboração de um logo.

Briefing

No briefing é a etapa onde pegamos todas as informações referentes ao negócio para que estamos desenvolvendo o logo, entendendo assim a necessidade do cliente e seus gostos, como também um breve histórico sobre a empresa/produto/serviço, quais elementos o cliente deseja transparecer no logo (tradição, modernidade, preços, desempenho, qualidade etc.) quem a empresa irá atender, público alvo, preferências de cores/formas e/ou tipografia, todas essas informações já ajudam para que o designer tenha uma noção de sobre que caminho trilhar se baseando também nessas informações, afinal o dono da empresa também tem de aprovar ao final de todo esse processo o trabalho criado! De forma rápida, saber tudo que há para saber sobre a marca, você sabe o que é uma marca e o que ela representa?

Pesquisas (research)

Chegamos a uma das etapas onde haverá um trabalho mais extenso, trata-se de todo o trabalho de pesquisa e análise de concorrência, procurar empresa do mesmo segmento comercial, buscar referências, entender como e qual o conceito está empregado no logo de empresas semelhantes e concorrentes, tudo isso irá ajudar no processo. Nesse etapa temos também o processo de conhecer o público para qual esse logo será criado, a segmentação de clientes nesse caso é bem utilizada, compreenda.

Conceito

Chegamos a etapa do conhecido “brainstorm” (tempestade de ideias) onde podemos começar a pensar em ideia para o logo, o importante nesse aspecto é pensar em uma forma de sintetizar todo o conteúdo visto acima na maneira como empresa irá se expressar através daquela representação, um conceito sólido pode traduzir as necessidades do cliente.

Desenvolvimento

Aqui entramos realmente começar a pensar a respeito de como será esse logo, que elementos iremos utilizar, como será a disposição desses elementos, qual fonte mais adequada, como será dada a construção desse logo, para isso a recomendação é deixar a mente livre para todas as ideias que vierem, com um lápis e papel é hora de fazer testes e só depois de ter uma ideia mais nítida passar o projeto do logo para o computador e começar a utilizar todas as opções de softwares para seu desenvolvimento.

Finalização

Aqui finalmente estamos na etapa final, na finalização escolhemos um software para então criar as versões necessárias desse logo, a recomendação é a utilização de programa que trabalhe com o sistema de vetorização, sendo o ideal adobe illustrator ou corel draw, com ele você cria um logotipo em formato vetor que permite aumentar e diminuir infinitas vezes sem perder a qualidade, nessa etapa também fazemos testes de cores, testamos o logo em formato monocromático e em outras variações que o cliente determinar, além de ter a preocupação de que ele fique visível mesmo em tamanho bem reduzido.

Análise final

Aqui estamos na parte final, onde objetivo é verificar se você (como designer) e o cliente conseguiram atingir o resultado tão desejado, nesta etapa todo o projeto pode ser aprovado como também sofrer alterações, até mesmo tendo que refazer caso o objetivo do logo não agrade o cliente principal, por isso é tão importante atentar para as outras partes para que isso não venha ocorrer. Se você quer criar seu logotipo mas não se sente devidamente apto, a melhor opção é mesmo contratar um designer gráfico habilitado para realizar essa tarefa que é tão necessária para todo tipo de modelo de negócio, um logo pode abrir ou fechar boas portas, acredite no que estou falando!

Logo do twitter:

conceito do logo twitter

Logo da rede social Twitter

O logo twitter mesmo que não saibamos exatamente todos os conceitos envolvidos em sua etapa de criação podemos observar algumas coisas: uso da simplicidade, o twitter é uma ferramenta extremamente simples de usar, cor usada: azul, alegre e brilhante que transmite também sensação de segurança e confiança, a forma do logo mais orgânica remete a um passáro e passa a sensação exata de liberdade, um dos conceitos do twitter.

Este artigo teve como base os seguintes sites: LogoBr

Para tornar o processo de criação de logotipos simples e cômodo, você pode usar o Gerador de Logo da Logaster. Basta inserir o nome do seu site e o serviço que você oferece para ele criar dezenas de opções de logos. Você pode escolher o logotipo que você mais gostar e editá-lo.Logaster logo

Você pode baixar gratuitamente o logotipo em um tamanho pequeno. Se você precisar do logo em um tamanho maior (nos formatos raster ou vetor), você poderá baixá-lo após pagamento. O custo é de $9,99. O logo estará disponível nos formatos SVG, PNG, PDF e JPEG.

Compartilhe!