O que é o marketing direto

Entendendo o que é o marketing direto e como ele influencia diretamente todos os outros tipos.

Mais uma das formas para atingir o consumidor é a utilização do Marketing direto que trata-se de abordar como antigamente o consumidor de forma individual, porém houve uma grande mudança com este tipo de marketing pois antigamente o contato era bem próximo ao consumidor, quase um boca-a-boca para anunciar produtos e serviços à população, porém anos depois com o surgimento das novas tecnologias como televisão e internet principalmente, a forma de fazer marketing mudou bastante, pois as grandes empresas vêm investindo pesado em um tipo de marketing para as massas, como o marketing digital no caso e neste tipo de divulgação, afim de conseguirem o maior número de clientes possíveis e fazerem com que grande parte da população saiba da existência de determinada empresa, outra grande vantagem que a tecnologia nos trouxe é a possibilidade de conseguirmos armazenar um número altamente elevado de informações sobre a população, com o objetivo de separar todos estes dados e a partir deles fazer uma divisão de potenciais clientes por categorias mais especificas (como região, idade, poder aquisitivo etc.). O marketing direto é uma das táticas de marketing mais agressivas pois visa atingir diretamente cada consumidor nos meios de comunicação mais diversificados possíveis, o marketing direto que até outra hora tinha que ser executado entre meios limitados de conversação, cliente x cliente agora visa criar um relacionamento empresa entre cliente, através de um dialogo pois a empresa tem que ouvir a opinião de seus clientes para poder criar boas campanhas publicitárias, no marketing direto não se deve haver um individualismo por parte da empresa pois ela tende a perder muito se não tiver um canal de comunicação com seus clientes. No marketing direto é muito importante a criação de boas campanhas publicitárias que falem e chamem a atenção dos clientes e para isso cada vez mais deve-se se estar atento as novidades, os assuntos que estão em alta e utilizar dos últimos recursos disponíveis de comunicação.

Precisa alavancar suas vendas? conheça o curso que pode mudar transformar a sua história como empresário: Curso MSN - O investimento necessário para quem deseja estruturar seu negócio.

Entendendo o que é o marketing direto

O marketing direto sempre foi executado de pessoa para pessoa (marketing 1 à 1) mas hoje em dia esse conceito se ampliou.

Quais os principais objetivos do Marketing Direto ?

O principal objetivo do marketing direto é a separação dos clientes como indivíduos afim de construir um relacionamento de boa duração com os mesmos, assim trazendo benefícios aos clientes e maior lucro para a empresa, conhecendo melhor o seu cliente e suas necessidades fica mais fácil criar produtos e divulgá-los da melhor maneira possível e assim atingir mais clientes em potencial, sendo assim o marketing direto passa a ser entendido como marketing de foco nas vontades e anseios do cliente, assim esse cliente uma hora ou outra acabará por voltar aos primórdios do marketing direto onde ele próprio serve de meio comunicação para divulgar para seus conhecidos (amigos, família) a sua opinião sobre determinado produto para que eles também possam vir a experimentar aquela marca, formando assim um ciclo excelente de divulgação, tanto para pequenas empresas quanto grandes corporações.

Marketing Direto é o marketing de Relacionamento continuado entre uma empresa e uma empresa (Business-to-Consumer ou Business-to-Business) que possibilita a mútua satisfação de interesses, com a efetivação de trocas e a sua repetição contínua.

Agora que você já sabe o que é o marketing direto e entendeu um pouco mais sobre sua função no marketing e as mudanças que ocorreram de acordo com o surgimento de outras mídias que tal dar um conferida numa lista completa com tipos os tipos de marketing e um resumo especial que criei sobre cada uma para que você saiba explicar cada um com exatidão quando necessitar? lista completa com todos os tipos de marketing.

Você também precisa conferir esses artigos:

6 comentários em “O que é o marketing direto

  • 28 de junho de 2014 em 16:27
    Permalink

    Eu quero dar uma dica aqui, é sobre o marketing direto. Uma venda é feita com mais sucesso quando há um relacionamento prévio com o cliente e isso pode as vezes, demorar alguns dias antes da venda acontecer. Valorize essa dica que resultados vão vir.

  • 26 de fevereiro de 2015 em 22:42
    Permalink

    ótimo artigo sobre marketing direto, a ferramenta de intermédio entre o consumidor e a empresa, ultimamente é um dos assuntos que mais tenho tratado em meu site

  • 23 de setembro de 2015 em 14:18
    Permalink

    Excelente artigo e acrescento que hoje podemos incluir como ferramenta tecnológica do Marketing direto é o aplicativo para smartphones, onde diversos ramos de negócios estão bem mais próximos de seus clientes oferecendo primeiramente comodidade e além disso novidades, descontos, propagandas, interações e muito mais.

  • 15 de maio de 2016 em 6:40
    Permalink

    Verdade Glauco, obrigado pelo comentário.
    abraço.

  • 15 de junho de 2016 em 21:02
    Permalink

    Venho desenvolvendo um serviço local no Rio de Janeiro com marketing direto para clientes, ou pelo menos acredito que seja isso, pois faço uma panfletagem direcionada, por exemplo, apenas entrego os panfletos em escritórios de advocacia quando tenho clientes que vendem sistemas de advogados, ou só fazemos a panfletagem em restaurantes para fornecedores de produtos e alimentos etc. Ou seja, o cliente escolhe qual o cliente que devemos prospectar. Mas esbarramos em um empecilho legal, que é que a Panfletagem é proibida no Rio de Janeiro, mas nesse caso pretendemos fazer diretamente no estabelecimento do “cliente do nosso cliente”. Todos eles relatam que entregar 50 folhetos para o cliente ideal é melhor do que 5000 entregues sem critério para pessoas na rua, pena que algo que dê tão bons resultados não possa ser explorado de forma mais aberta.

  • 21 de julho de 2016 em 22:53
    Permalink

    Muito interessante esta técnica utilizada no marketing direto, realmente uma pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *