O futuro do E-mail Marketing: 5 táticas para você implementar agora

Você já segue a gente no Instagram? ainda não! Então não perde tempo e segue a gente lá que tem muito conteúdo legal e dicas grátis para você sempre, siga @mestredomarketing

Você sabe quais são as previsões para o futuro do E-mail Marketing, saiba que ele tende a ficar cada mais preciso e está longe de um possível fim, entenda:

Para as empresas, as táticas e a metodologia que nós utilizamos em nosso design para atrair a interação do consumidor muda constantemente, e não há lugar onde essa mudança ocorra tão rápido quanto no meio digital, o jeito que a sua empresa se apresenta ao seu consumidor e faz essa construção da própria imagem é importante para o sucesso das relações entre empresa e cliente, e como obter uma interação melhor com os consumidores através do e-mail? na E-goi você cria campanhas personalizadas  e tem todas as facilidades para deixar seu cliente satisfeito, confira.

O e-mail marketing não está morto: Técnicas de e-mail marketing tem constantes evoluções, empresas precisam ter a coragem de mudar suas estratégias ou sentir o medo de ver seus envios indo direto para caixa de spam. Nesse artigo você vai aprender junto comigo técnicas que um dono de uma companhia de marketing digital de sucesso levou anos para aprender da maneira mais difícil, através de incontáveis experimentos relacionados a aproximação e estratégia.

A primeira coisa que temos que pensar é, quando uma pessoa se inscreve para receber atualizações de determinada empresa saiba que ainda há muito trabalho a ser desenvolvido por trás dessa ação, mesmo com interesse não é somente tendo o e-mail do cliente que automaticamente começaremos a realizar vendas da forma mais simples apenas enviando esses e-mail de tempos em tempos, é muito improvável que um inscrito abra um e-mail relacionado a publicidade sem que aquele meio traga um benefício claramente explicito que faça ele ter a curiosidade de realizar aquela ação, como um cupom de 50% de desconto, uma promessa de aprendizado ou ideia, etc. Se o seu e-mail não uma chamada cativante comunicando o benefício de abrir esse e-mail, então você poderá encontrar grandes dificuldades com relação à abertura e visualização de sua campanha, aqui estão algumas estratégias que tiveram essa mudança e alguns exemplos de como você pode elevar o nível do seu aprendizado para melhorar o alcance com seus consumidores.

Campanhas de e-mail marketing sob medidao futuro do e-mail marketing

Os dias em que poderíamos criar uma campanha de e-mail marketing padrão e bem clichê e que mesmo assim iria atrair o interesse está rapidamente diminuindo.

Então, qual a alternativa? Nós olhamos então para a maior inovação e empolgante no aspecto de rede social: Pinterest. O Pinterest tem feito algo extremamente inteligente que mantém a rede social próxima aos seus usuários também em sua caixa de entrada, e como a rede social consegue este feito? isso se deve ao fato de que a rede social entende o que o usuário deseja encontrar e com isso envia e-mails 100% personalizados ao gosto de cada um de seus usuários, ele recolhe todas as informações que lhe são dadas tanto nas buscas realizadas quanto nas ações realizadas na rede social para entender exatamente qual o interesse de cada um (e com esse modelo há uma abundância de informações) para personalizar a experiência com o cliente e criar laços emocionais com usuário.

Analisando o interesse do seu público, Pinterest consegue instigar sua curiosidade, convertendo em mais cliques e aberturas. Pinterest também permite que seus membros personalizem suas configurações de e-mail, determinando a frequência e os tipos de e-mails a serem recebidos, esse tipo de customização é a chave para que os usuários ditem como eles querem que a publicidade chegue até eles, excluindo o que não se interessa de maneira eficiente, fazendo com que se tornem mais receptivos e menos inclinados a marcarem como “spam”. Enquanto que normalmente esse trabalho fique por conta dos marqueteiros determinando o que é melhor apresentar aos clientes em diferentes locais, dentro do modelo do Pinterest, o próprio consumidor diz diretamente: “eu quero ser categorizado desta forma”.

Alcance de e-mail em tempo real

Disparos de E-mail Marketing em tempo real já está em uso, mas ainda não é a maneira mais efetiva, está a caminho de ser um divisor de águas, essencialmente uma campanha neste modelo é baseado no que o consumidor está atualmente lendo ou pesquisando nos mais diferentes tipos de redes sociais ou em seu feed de notícias, por exemplo, se um consumidor está lendo análises de filmes, então poderiam chegar um e-mail com formas de adquirir entradas online para assistir esse filme no cinema.

Uma empresa que é líder nesse segmento com essa estratégia é a Yesmail, essa plataforma permite que empresas consigam realizar esse tipo de disparo, Por agora esses tipos de disparos estão bastante limitados, principalmente relacionado ao clima, locação, esportes e eventos locais, idealmente, a ideia é que isso cresça para incluir disparos cada vez mais baseados nos hábitos, como também online e localmente.

Enquanto você não pode utilizar esses tipos de disparos você deveria focar em utilizar e relacionar os seus e-mails de acordo com seu nicho, a ideia principal é alavancar a conscientização sobre a situação do seu consumidor, então você pode começar um diálogo em tempo real e conquistar uma melhor influência.

Templates de E-mail modulados

Se você não vem usando modelos de e-mails personalizados onde é possível modelar seu template, você não está sozinho nessa, É curioso que eles não tenham se tornado mais comuns o que faz com que muitas empresas continuem a escolher a consumir tempo no processo de codificar todos os seus e-mails a partir do zero.

Pense nesse recurso oferecido por muitas empresas de E-mail Marketing como uma espécie de colagem virtual: arraste e solte o conteúdo que você quer e construa seu e-mails, diversas empresas de envio de e-mail marketing oferecem esses recursos para elaboração do seus e-mails e criação de campanhas de forma mais natural e prática, salvando os dados que podem ser reutilizados e modificados em campanhas semelhantes ou mesmo trocando o conteúdo interno mantendo as propriedades principais, mas não se esqueça, não crie e-mails exatamente automáticos, lembre-se que a personalização é uma das dicas anteriores, mas essa facilidade pode ajudar em muitos casos, então pode-se utilizar de modelos mas a criatividade tem se tornado uma arma poderosa na busca por clientes e destaque na preferência deles. Precisando de uma empresa para realizar o envio de e-mails de sua empresa? conheça a E-goi

Canal de marketing Cruzado

O futuro do e-mail marketing está intrinsecamente relacionado com o futuro das mídias sociais. Marcas podem construir listas e-mail através do uso de campanhas criadas a partir das redes sociais, ganhando mais ROI que um simples ato de “curtir” e usando esses e-mails para trazer esses consumidores de volta a página da rede social (landing page) ou ao site/aplicativo, em qualquer momento você pode oferecer ao seu consumidor um benefício claro (através de competições, questionários e pesquisas, quizzes ou brindes grátis) eles então provavelmente irão compartilhar o endereço de e-mail para o recebimento do que você está a oferecer, sendo essa uma excelente dica para continuar capturando o e-mail de futuros clientes convertendo em mais vendas.

Inteligência artificial e máquina de aprendizado

Se você já usou Google Inbox, você já deve visto como seu smartphone lê seus e-mails e aprende como responder. Isso é a premissa básica (um algoritmo que cria três respostas curtas baseada no conteúdo do e-mail que você recebeu) mas ele acabou ficando mais inteligente nos últimos anos e provavelmente continuará ficando mais inteligente até que esteja respondendo automaticamente através do seu sistema.

Esse tipo de inteligência artificial está cada vez mais comum para comerciantes e consumidores. Pegamos como exemplo o Shopify’s Kit ou Conversica: Ambos utilizam assistentes pessoais com inteligência artificial para as empresa gerando anúncios personalizados, postagens em redes sociais e sim, até campanhas de e-mail. Este tipo de inteligência artificial e algoritmos avançados irão ajudar fazendo com que os processos já mencionados antes em campanhas de e-mails personalizados sejam mais fáceis de serem executadas.

O futuro do E-mail Marketing já está em curso, mas certamente está distante da perfeição, com previsão para que 2020, empresas e marqueteiros estejam prontos para começarem a usar todo o potencial dos recursos que começam a ficar disponíveis agora, além disso, estar na vanguarda do avanço das estratégias de marketing para os próximos anos.

Esse artigo tem como base uma versão em inglês do site: Forbes

Compartilhe!