Melhores dicas para criar um logotipo de sucesso

Saiba o porque alguns logotipos se tornam referência da representação de algumas empresas.

O logotipo é um dos elementos mais importante na criação de uma empresa e se bem desenvolvido pode ser tornar uma arma importante na luta contra a concorrência, muitas empresas costumam desenvolver seus logotipos antes de mesmo da empresa se tornar algo concreto, o logotipo é algo essencial seja para as grandes empresas como as micros, ter um logo bem desenvolvido pode representar uma maior lucratividade para qualquer empresa, para se ter a ideia de como estas imagens se tornaram importantes é só imaginar todas as suas marcas favoritas, a primeira coisa que você irá pensar com certeza será no logotipo da empresa, pois é ele que fixa a imagem da empresa na cabeça de cada consumidor.

Os logos estão presentes em diversos campos, seja na televisão ou em qualquer outro lugar que envolva empresas, eles sempre estarão presentes e nos mais diversos tipos;

Quais são as Melhores Dicas para Criar um Logo de sucesso

Agora que você já têm a real noção da importância dos logos você deve estar a pensar em quais são estas dicas, então vamos a elas

Como já vimos ter um bom logo é essencial para se criar uma boa imagem da Empresa na cabeça do consumidor e com isso surgem dúvidas que serão esclarecidas neste artigo.

Primeiramente é necessário saber que se você não é criativo, ou não é designer e não têm o mínimo interesse em criar você poderá contratar um designer que faça a criação do logo para você, de acordo com modelos a sua escolha, mas vamos aos pontos essenciais de um bom Logo:

1º Nunca cometa plágio

É claro que existem já muitos modelos de logomarcas e uns inclusive muitos parecidos, porém nunca recomenda-se   criar logomarcas baseadas em outras já criadas, principalmente se estas já forem reconhecidas no Mercado, o  consumidor tende a desconfiar deste tipo de ação, além de não ser ético por querer se aproveitar de uma imagem já estabelecida no mercado, o ideal é criar logos que fujão aos padrões

 2º Facilidade de Reprodução

Nunca crie logomarcas muito difíceis de serem reproduzidas, pois isto claramente dificultará a promoção da imagem da sua Empresa, além de ser péssimo para divulgação, isto não quer dizer que tenha que ser uma logomarca altamente simples e sim que você têm que evitar de fazer uma logomarca muito complexa com muitos elementos gráficos e cores em excesso.

3º Fazer uma logo de fácil memorização

Uma coisa muito importante e que pode favorecer nos negócios é ter uma logomarca que logo fique gravada na mente das pessoas, ou seja que a pessoa não tenha que ver mais de três vezes para já associar aquele logotipo a uma marca especifica

4º Bom design que chame a atenção dos potencias clientes

Ter um bom design para uma logomarca é essencial para os negócios, faça testes até encontrar a logomarca ideal e que tenha a ver com o seu negocio ou empresa,utilize o velho lápis para criar esboços pois eles te ajudaram muito nessa etapa de criação , uma coisa muito importante é que sua logomarca se destaque no meio de tantas outras, coloque algo atrativo, use a criatividade e faça algo novo e que agrade a maior parte das pessoas, peça opiniões de quem realmente entende a respeito e faça melhorias se necessário, deixe sua logomarca o mais agradável possível

5º Cuidado com as cores no Logotipo

Na hora de desenvolver seu logotipo não utilize cores gritantes pois estas cores irão quebrar a composição e procure não utilizar cores muito diferentes e nem em excesso, lembre-se que muitos logos já se tornaram referência no mercado com apenas uma cor, procure lembrar também que as cores despertam certas emoções e isso deve ser levado muito a sério, as cores devem representar o que a imagem da empresa quer passar, você também deve fugir do trivial e ousar em seu trabalho caso ele lhe permita isto

6º Preste muita atenção na hora de usar efeitos

Muitos designers querem mostrar que conhecem muito a respeito de efeitos e querem mostrar tais habilidades, além de ser fácil de se deslumbrar com a quantidade de efeitos que certos softwares para criação de logotipos possuem, porém a recomendação é fazer o simples, cuidado para não exagerar na utilização de certos softwares de edição de imagem.

7º O que deve ser priorizado em um logotipo

Os logos mais reconhecidos do mundo têm por prioridade o equilíbrio e sua simplicidade e por isso priorizar estas características pode levar ao sucesso,  exceto  em certos trabalhos em que você pode brincar com o desequilíbrio e incoerência por parte do público.

8º Teste os tamanho disponíveis e as fontes usadas

Os tamanhos dos logos variam muito, e estão relacionados com as aplicações da marca. Sabemos que o logo possui uma boa aparência se for legível em todos os tamanhos. Se ele perder definição quando for reduzido para envelopes, por exemplo, ou prejudicar suas características visuais em formatos maiores (como outdoors) é melhor repensar seu conceito. Outro ponto importante é quanto as fontes utilizadas e para isso não há uma regra a ser seguida, porém não é recomendado o uso de mais de duas fontes diferentes pois pode deixar o logotipo confuso, as dicas são não utilizar fontes muito utilizadas para não deixar seu logo com ar de amadorismo, o ideal também é que a fonte permaneça legível em diferentes formatos.

Não quer cometer erros  na criação de seu Logotipo? confira os 10 erros mais comuns no desenvolvimento de logotipos (novo)

Você sabe qual software utilizar para criação de logotipos? ainda não, veja os artigos:
Melhores programas para criação de Logotipos
Melhores Sites para Criar Logo Online de Graça

Para tornar o processo de criação de logotipos simples e cômodo, você pode usar o Gerador de Logo da Logaster. Basta inserir o nome do seu site e o serviço que você oferece para ele criar dezenas de opções de logos. Você pode escolher o logotipo que você mais gostar e editá-lo.Logaster logo

Você pode baixar gratuitamente o logotipo em um tamanho pequeno. Se você precisar do logo em um tamanho maior (nos formatos raster ou vetor), você poderá baixá-lo após pagamento. O custo é de $9,99. O logo estará disponível nos formatos SVG, PNG, PDF e JPEG.

Compartilhe!

4 comentários em “Melhores dicas para criar um logotipo de sucesso

  • 29 de outubro de 2015 em 11:52
    Permalink

    Ainda não tenho um site mas gostaria de criá-lo também e a logo que pretendo criar é para a cantina de uma igreja, onde vendemos com fichas: Pizza Frita, Salgados, Caldos, Churrascos, Salsichão, Cachorro Quente, Refrigerante em Lata, Refrigerante em Copo, Doces etc, – não vendemos bebidas alcoólicas. Poderiam me ajudar.

  • 18 de março de 2016 em 19:25
    Permalink

    Preciso de ajuda para criar uma logomarca , pois fabrico temperos caseiros quero oficializar uma empresa de temperos

  • 15 de maio de 2016 em 6:04
    Permalink

    Olá roberto, você pesquisar aqui mesmo nas categorias criação de logos que existem diversos artigos a respeito sobre como você pode desenvolver seu logo!
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *