Marketing pessoal na procura por emprego

Entenda a importância do marketing pessoal numa entrevista de emprego.

O marketing pessoal tem influência direta em uma entrevista de emprego e para ilustrarmos melhor esse tema falaremos um pouco mais sobre o que ele representa. Para quem ainda não conhece o marketing pessoal, ele pode ser definido como uma estratégia de autopromoção, ou seja, uma estratégia que o candidato tem de vender seu peixe para aumentar suas chances de ser recrutado. Com o marketing pessoal o profissional expõe de forma inteligente todas as suas principais habilidades e competências, o que irá ajuda-lo a atrair os olhos de seus futuros recrutadores.

Em uma entrevista de emprego, saber usar o marketing pessoal irá ajuda-lo a somar muito mais pontos para sua imagem como profissional. Abaixo elencamos algumas dicas de marketing pessoal que vão ajuda-lo na hora da disputa de uma vaga.dicas para um bom marketing pessoal

1. Cuidados com sua imagem

O cuidado com a imagem é essencial para uma primeira impressão positiva por parte do entrevistador na entrevista de emprego. Assim como o entrevistador lhe dá uma primeira ideia do que é a empresa, o oposto também acontece e de forma muito mais rigorosa. Por isso, vista-se adequadamente, escolhendo sempre algo que seja confortável e, ao mesmo tempo, adequado à ocasião. Cuide também de sua estética facial e corporal para passar uma imagem de maior zelo e higiene.

2. Respeite o entrevistador

Esse é o segundo ponto mais importante em uma entrevista de emprego: o respeito ao entrevistador. Se conseguiu iniciar a entrevista com sucesso, saia dela ainda melhor. Ao chegar, cumprimente todos da empresa e, antes do término da entrevista, despeça-se dos recrutadores, agradecendo-lhes. Evite falar coisas que não estejam diretamente ligadas aos temas da entrevista e nunca interrompa enquanto seu entrevistador estiver concluindo um pensamento. Isso, além de demonstrar falta de interesse e respeito, pode deixá-lo irritado. Lembre-se: quanto mais educado e atencioso você for, mais chances terá de “ganhar” o entrevistador.

3. Conheça a empresa

Se você quis enviar um CV para a empresa significa que você tem interesse no cargo e nas atividades da empresa, certo? Logo, é estritamente importante que você mostre que realmente está interessado no cargo. O ideal é sempre fazer uma ampla pesquisa sobre o setor em que a empresa atua, sua história, seus negócios e atividades no mercado, etc. A entrevista é a grande chance que você tem para demonstrar que é um candidato decidido e que sabe exatamente o que quer.

4. Saiba comunicar-se com clareza

Muita gente passa uma ótima impressão até abrir a boca. A forma como uma pessoa se comunica pode tanto favorecê-la como conduzi-la ao fracasso. E isso toma maiores proporções no mercado de trabalho. Saber comunicar-se de forma assertiva é fundamental em uma entrevista de emprego. O ideal é tentar sempre mostrar-se seguro de suas decisões e adotar uma postura que exale confiança e positividade, mas sem exageros, já que isso pode acabar tirando sua naturalidade.

Compartilhe!

Deixe um comentário