Lista completa com todos os tipos de marketing

Você já segue a gente no Instagram? ainda não! Então não perde tempo e segue a gente lá que tem muito conteúdo legal e dicas grátis para você sempre, siga @mestredomarketing

Veja neste artigo uma lista completa com todos tipos de Marketing e suas ramificações.

Como vocês já devem saber o Marketing se divide em várias categorias, são elas que veremos neste artigo, como são muitas pode ficar faltando uma ou outra, mas nada que não seja resolvido com atualizações no artigo , alguns clicando no link você consegue ver o artigo mais completo elucidando cada tipo, em todo caso estão sendo colocadas pequenas descrições em cada tipo de marketing e suas ramificações afim de deixar mais fácil de entender cada um, o artigo é bem extenso e completo, não esqueça de recomenda-lo aos seus amigos e caso queira ir direto a um tipo especifico utilize as teclas CTRL + F e pesquise pelo tipo especifico. (exemplo: Marketing Viral)

todos-os-tipos-de-marketing-reunidosCyber marketing

O Cyber Marketing abrange nossas redes de comunicações por todo meio digital que podemos nos conectar, seja por meio de computadores, notebooks, tablets, smartphones que utilizamos para ter acesso à internet, o e-mail, as redes sociais, os vídeos etc. Traz diversas vantagens se comparada a outras formas de praticar a publicidade em meios físicos.

Eco marketing

Também conhecido como Marketing verde ou Green Marketing traz um conceito mais profundo que o conhecido marketing ambiental, colocando como foco de todo o projeto de marketing envolvido a preocupação com a natureza para criação dos produtos e serviços afim de atender as necessidades da população sem prejudicar em nada o meio ambiente, pregando um mensagem de conservação do planeta e mantendo os recursos naturais que precisamos.

Endo marketing

Muito conhecido como marketing interno ou feito dentro da própria instituição(empresa) é visto por muitos como uma forma de planejar estratégias na própria empresa para trazer um ambiente agradável e que ajuda na gestão estratégica de recursos humanos, ajudando assim tanto clientes como funcionários a ter uma melhor comunicação de acordo com a cultura da empresa.

Geo marketing

Como o próprio nome sugere trata-se a respeito de geolocalização, ou seja, nesse aspecto são pegos  mapas e analise de dados de localização para determinar as estratégias a serem usadas pela empresa na tomada de decisões importantes, está muito ligado a área de vendas, trade (comércio) das empresas.

 

Grassroots Marketing

Um termo um quanto difícil que quer dizer “Raiz da grama”(tradução literal) mas que em suma quer dizer um marketing voltado à grupos específicos, grandes empresas e marcas tem aderido ele por falta de verba para divulgação em nível de massa, agora são feitas campanhas com objetivo de alcançar um determinado grupo especifico, uma boa forma de observar esse tipo de marketing é em reuniões de grupos distintos, passeatas, eventos, shows etc.

Marketing 1 a 1

Esse trata a respeito da individualidade do cliente, a vendedor se baseia na identificação, diferenciação,  interação e personalização do cliente, fazendo assim um apanhado geral se constrói um perfil de cliente e partir daí sabendo de suas preferências é colocada em prática a melhor estratégia para convencer aquele cliente a consumir.

Marketing Ambiental

É quando uma empresa desenvolve um produto ou serviço ecologicamente correto e utiliza dessa estratégia para promove-lo fazendo assim com que a imagem da empresa também fique associada a conscientização ambiental mesmo que não seja em sua totalidade.

Marketing Boca-a-Boca

É o famoso marketing falado, um cliente diz que um produto é bom para o amigo, o amigo compra e então se inicia um ciclo, e logo todos daquela região estão comprando em determinado lugar o mesmo produto, ou no mesmo comercio, uma das estratégias de marketing mais antigas e altamente eficaz.

Marketing Negativo

É o tipo que faz justamente o contrario do tradicional, em vez de atrair clientes esse tipo de propaganda faz com que os consumidores fiquem receosos na hora de adquirem determinado produto ou comprar de determinada empresa, trazendo assim prejuízo a marca.

Marketing Cinematográfico

É todo o trabalho de divulgação de uma obra, no caso um filme fazendo dele uma marca e promovendo ele até chegar no consumidor final, ou seja, o espectador.

Marketing Concentrado

Traz a ideia de dominação de mercado, visando atingir uma parcela significativa de algum setor, são criadas estratégias para que determinada empresa/produto tenha o domínio daqueles consumidores, colocando todo o foco e recursos da empresa para atingir aquele target (alvo) especifico

Marketing Cultural

Quando um empresa se predispõe a patrocinar projetos culturais em troca da divulgação também do nome da empresa nesses projetos, algo muito comum pois as empresas acreditam que isso as deixa melhor cotadas perante o consumidor e a sociedade.

Marketing de Bibliotecas

São todos os conjuntos de ações a fim de melhorar a promoção de bibliotecas/livrarias e fazer com o que o consumidor se sinta amplamente a vontade com a condição e qualidade do produto que deseja comprar.

Marketing 1.o

Por volta da revolução industrial (Século XX) todo o esforço do marketing era centrado no produto.

Marketing 2.0

A partir de 1990 até 2010: tecnologia da informação, era do marketing centrado no consumidor

Marketing 3.0

2010 em diante; Era dos consumidores altamente conscientes, o marketing passa a ser concentrado no ser humano.

Marketing de Guerrilha

Normalmente utilizado por pequenas empresas, é o conjunto de ações de que se assemelha as estratégias de guerrilha utilizadas nas guerras bélicas, daí o nome, que tem foco em planejar, lançar e manter a maior ofensiva possível sobre o concorrente, o maior objetivo é a transformação de clientes potencias em reais.

Marketing Global

Completamente diferente o marketing global faz estrategias em abrangem escalas bem maiores, que envolvem muitos países ao redor do mundo ou grande parte deles tendo em vista alcançar o objetivos comuns a empresa em questão.

Marketing de Incentivo

É justamente o tipo de marketing que engloba também campanhas de incentivo aos seus clientes ao adquirirem algo, seja em programa de fidelidade, futuros descontos, eventos, viagens, shows, entre outras ações que geralmente envolvem a fidelidade do cliente à determinada marca a fim de que ambos sejam beneficiados e empresa consiga também seu objetivo.

Marketing de Massa

Como o próprio nome já diz, aqui a segmentação de clientes cai por terra, as campanhas são criadas geralmente com alto orçamento e visão atingir o maior número de pessoas e possíveis clientes.

Marketing de Nicho

O marketing voltado a um público especifico, procurando atender da melhor maneira aquela parcela do mercado de acordo com seus gostos e preferências de grupo.

Marketing de Percepção

O marketing de percepção tem como objetivo propiciar ao cliente um ambiente agradável, ele se utiliza principalmente por meio da visão, audição e estímulos cinestésicos(sensações) o conforto que o cliente tem que sentir em determinado local afim de que isso facilite a venda.

Marketing de Permissão ou Permissivo

Utilizado para manter os consumidores fieis a marca, o marketing permissivo tende como o próprio nome já diz a dar maior liberdade para o consumidor decidir que tipo de informação ele deseja receber da empresa (geralmente por meio de carta, Email, telefone, folders, mensagens no celular) e também quando e que tipos de ofertas ele deseja ser informado, não abandonando o consumidor ou bombardeando com coisas que não sejam de seu real interesse.

Marketing de Previsão

É todo o conjunto de técnicas elaboradas a partir de muitos estudos de estáticas etc. com objetivo de levar a empresa a tomar boas decisões e ter uma maior prospecção de vendas futuras, através de analise de dados não só do passado mas como do possível futuro e os caminhos aos quais provavelmente o mercado irá tomar  são traçadas estratégias para evitar prejuízo e um possível aumento do lucro.

Marketing de proximidade real

Com a popularização da tecnologia e principalmente do fácil acesso à internet através dos smartphones surge um novo tipo de marketing, onde o consumidor sabe facilmente onde encontrar determinado produto e pode ir atrás dele sem nenhuma dificuldade ou mesmo comprar através do aplicativo no celular sem nenhuma complicação, a tecnologia facilitando ainda mais você encontrar aquilo que deseja perto de você.

Marketing de Relacionamento

É o marketing que visa uma excelente relação entre empresa e consumidor, fazendo com que o cliente recomende a empresa para conhecidos sem exitar, oferecendo a ele soluções rápidas, o melhor produto/serviço e atendimento.

Marketing de Retenção

O marketing de retenção também visa a fidelização do cliente como foco num conjunto de ações integradas sistemáticas e continuas de comunicação e promoção, fazendo com que o consumidor tenho o hábito de sempre comprar os mesmos produtos e na mesma empresa.

Marketing de Serviços

Podendo incluir também bens tangíveis e intangíveis(tocaveis e não tocaveis), são o conjunto de ferramentas utilizadas para a promoção de serviços oferecidos por uma empresa ou pessoa ao consumidor final.

Marketing de Transação

Não traz a ideia de um relacionamento a longo prazo, apenas um acordo entre as partes envolvidas em uma venda única.

Marketing de Valor

São princípios do marketing que consistem na ideia de que todos os esforços da empresa em questão devem ser voltados a promoção da própria com o objetivo dela receber uma maior valorização e assim aumentar seu preço.

Marketing de Varejo

Estratégias utilizadas na compra e publicidade de mercadorias e serviços que a população precisa ou deseja obter e a forma como é comprada e repassada ao consumidor final, geralmente comprada em grandes quantidades (atacado) e depois repassada aos clientes de forma unitária na maioria das vezes.

Marketing Dharma

Visa o conflito mais psicológico, tentando entender as novas necessidades e anseios do consumidores, visto que cada vez mais os consumidores tendem a querer produtos  e serviços para necessidades inconsciente, tentando entender essas necessidades e criando estratégias para motivar a compra no âmbito mais psicológico.

Marketing Diferenciado

O marketing diferenciado vem justamente da necessidade das empresas que querem atingir uma maior parte de um mercado de consumidores ou até um todo mas que necessita criar diferentes forma de agradar aquele consumidor já que em cada região algo pode ou não funcionar da maneira esperada, criando assim uma exclusividade e publicidades voltadas aquele mercado especifico.

Marketing Eleitoral

Visa o fortalecimento de partidos à politica, muito utilizado para transformar os partidos (candidatos) em preferidos pela população pelas suas ações e assim conseguir mais votos para eleição ou reeleição, pode ser usado também de forma contrária para prejudicar outro partido ou candidato.

Marketing Esportivo

Visa o fortalecimento do esporte com técnicas e estratégias de marketing afim de alavancar todos os tipos de jogos esportivos, sendo mais naturalmente vendo no brasil o futebol que exerce e faz grande influência nesse tipo de marketing.

Marketing Ético

O marketing ético como o próprio nome diz visa a dar os profissionais de publicidade e propaganda algumas regras de ética da sociedade para promoverem seus produtos de forma responsável e não prejudicando de forma mal-intencionada a concorrência.

Marketing Experiencial ou Marketing de Experiência

É a área de estudos do marketing que visa a integração de diversos elementos sendo os principais: lógica, emoção, pensamentos, focando o melhor contato do consumidor com a empresa ou marca.

Marketing Focado no Cliente

Nesse ramo o foco é colocado na conquista do cliente colocando todos os recursos na manutenção dos clientes já existentes ano após ano e com isso conseguir com custo cada vez mais baixos novos clientes, o objetivo é visto a longo prazo e com objetivo de manter a empresa bem colocada no mercado e o crescimento de forma rentável.

Marketing Indiferenciado

É uma estratégia que consiste em atingir vários segmentos do mercado com uma única oferta.

Marketing Institucional

Até cerca dos anos 80 o marketing institucional era visto como uma forma de promover uma empresa e sua marca sem necessariamente promover algo, ou seja, ainda é importante criar uma boa relação na forma como a empresa é vista perante os consumidores, tirando o foco principal da venda, produto, serviço e criando uma relação com o consumidor de forma mais profunda e assim reforçar aos clientes que ele está fazendo o certo em adquirir aquela marca.

Marketing Integrado

Antes tratado somente como um setor das organizações, o marketing integrado vem justamente para integrar a empresa como um todo, passando por todos os setores da empresa, criando assim um ambiente mais favorável e propicio a novos negócios.

Marketing interativo

Coloca o cliente como ponto importante nas ações de marketing criada pela empresa, criando uma verdadeira interação entre os dois polos, em muitos casos o cliente chega até a opinar sobre os produtos causando modificações e customizações de acordo com sua necessidade e gosto pessoal.

Marketing internacional

É pensado no marketing internacional quando a empresa que expandir seu negócio para além de seu território de origem, criando assim estudos, estratégias que visam obter oportunidades e ganhar mercado e notoriedade também em outros países.

Marketing Líquido

O marketing líquido vem como um adaptação da divulgação para com os consumidores, ele se adapta ao que o mercado e hábito dos consumidores pede e tira o foco da comunicação de massa, ele se adapta a forma como o consumidor irá receber aquelas informações da empresa ao invés do contrário.

Marketing Natural

Se assemelha ao ecomarketing e o marketing ambiental.

Marketing Olfativo

É uma maneira de atrair os consumidores justamente por um dos sentidos que mais chamam a atenção, o olfato, criando aromatizantes dos mais diversos tipos para atrair o consumidor e seu interesse por produtos.

Marketing Online

São todas as estratégias de promoção utilizadas no meio digital, através de softwares e atividades relacionadas à internet, alguns exemplos são; Links patrocinados, banners publicitários, email marketing, sites, blogs, loja virtual, newsletters entre outros.

Marketing Pessoal

Marketing pessoal visa transformar a imagem de uma pessoa para algo que ela deseja que as outras pessoas enxerguem nela, melhorando assim a percepção dos outros em relação as qualidades de determinada pessoa, favorecendo em grande parte o aspecto profissional na maioria dos casos.

Marketing Político

São utilizadas estratégias de marketing para promover determinado candidato baseando-se em pesquisas de mercado eleitoral, planejamento da concepção de imagem do candidato, estratégias a serem usadas e as mídias que serão utilizadas como também a organização geral da campanha.

Marketing Reverso

É justamente a técnica do marketing que visa fazer com que o cliente se interesse pelos produtos/serviços da empresa sem que ela necessariamente tenha que fazer grandes esforços para isso, com técnicas de convencimento geralmente discretas o consumidor passa a desejar ter o que aquela empresa oferece.

Marketing Social

É a publicidade feita com o objetivo de fazer alguma melhoria social, atividade empreendida em atitudes e comportamento que visão uma transformação social e por consequência atrela a imagem da empresa a algo positivo, agregando assim valor a empresa.

Marketing Verde

Se assemelha ao marketing ambiental

Marketing Viral

O marketing viral é a forma ao qual as pessoas se sentem estimuladas a transmitir uma mensagem para outras que por consequência também acabam repassando aquelas mensagem fazendo assim com que logo muitas pessoas tenham sido atingidas por aquela informação, chegando até escalas globais.

Neuro marketing

Visando estudar completamente o comportamento do consumidor em sua essência surge o neuro marketing.

Telemarketing

Conjunto de técnicas que visam a venda através do telefone.

TransMarketing

Podemos entender o transmarketing justamente como necessidade das empresas em unir as estratégias de marketing com o de relações públicas, criando redes de relacionamento melhores com o cliente, favorecendo as relações entre empresa e consumidor e embasam em boas ações de marketing.

Web Marketing

Web marketing ou também marketing digital é todo o conjunto de ações de publicidade intermediadas através da internet, em que o cliente passa a ter maior controle sobre a quantidade e o tipo de informação que vai receber.

Marketing Holístico ou Marketing 360 graus

O marketing holístico traz como objetivo a união do marketing integrado, marketing de relacionamento, marketing interno e o marketing socialmente responsável, trazendo a ideia que todas as partes componentes da empresa trazem e causam interferência uma nas outras, e ele visa trazer uma harmonia em todos os setores, desde o processo de desenvolvimento, projeto, ou a implementação de atividades de marketing.

Marketing Promocional

De acordo com a Ampro (associação brasileira de marketing promocional) pode ser entendido como comunicação de marca com objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas especificas e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos e serviços.

Marketing Veterinário

Sentiu falta de algum? avise-nos pelos comentários

Compartilhe!