Dicas para criar um site/blog para iniciantes

Você já faz parte do nosso grupo no Facebook? tire dúvidas, atualize-se e muito mais agora mesmo! Entrar no Grupo.

Entenda todas as formas atuais e ferramentas que você irá utilizar para colocar seu site no ar.

Uma coisa muito comum desde que a internet surgiu e se popularizou são pessoas interessadas em criar seu próprio site, para montar um site completo, profissional que contenha grandes recursos sim vai requerer trabalho e dedicação e não será de um dia para outro que seu site estará no ar, ou melhor, hoje é até possível criar um site completo em apenas 10 minutos e há muitos servidores de sites gratuitos, embora para a maioria dos projetos não seja muito recomendado a utilização destes sistemas gratuitos de criação de sites. Criar um Site é razoavelmente fácil e simples, o processo muitas vezes é bem intuitivo, mais o maior problema não é criar um site e sim fazer atualizações nele, adicionar elementos, mexer no design e com códigos que aparentemente parecem bem complicados e levam certo tempos para que nos possamos assimilar e fazer alterações de acordo com nosso gosto, neste artigo irei mostrar as formas disponíveis para a criação de sites, Vamos explorar um pouco as possibilidades e alguns sites que permitem a criação em pouquíssimo tempo com modelos pré-configurados para quem deseja ter o mínimo de trabalho possível.

Como criar um site grátis e quais vantagens e desvantagens desse processo?

Dicas para criar um site/blog para iniciantes

Comece a desenvolver seu site, são várias opções.

Esta certamente é uma pergunta que muitos usuários se fazem atualmente, afinal na grande maioria das vezes as pessoas não querem desembolsar um único centavo para ter seu site no ar e funcionando maravilhosamente bem mas é possível criar um site grátis? Sim, é possível, e como já dito existem muitos serviços gratuitos onde não é necessário pagar absolutamente nada para criar seu site em pouco tempo mas leve em consideração que ao criar um site gratuito você estará aceitando todas as limitações impostas pela plataforma ao qual escolheu, nestas plataformas você não terá domínio total sobre seu site! mas é possível montar excelentes sites neste sistemas gratuitos e dependendo de suas pretensões em relação ao site pode sim ser uma boa ideia utilizar uma plataforma gratuita principalmente no começo quando ainda não se tem muito conhecimento técnico e ele servirá mais para projetos pessoais. As principais vantagens que essas plataformas oferecem é a total facilidade no momento de escolha de diversos elementos e design do site, temas gratuitos e o melhor que você não precisará pagar nem pelo domínio principal do site (www.meusite.com) onde você usará um endereço secundário oferecido pela plataforma escolhida (www.meusite.plataforma.com), as limitações para a elaboração do seu site vai depender da empresa que você escolher, algumas permitem controle total onde você pode alterar códigos fontes, baixar outros modelos de sites, adicionar diversos elementos extras, já outros cobram planos por algumas funcionalidades extras, no wordpress.com, por exemplo, você não poderá adicionar anúncios de terceiros em seu site/blog o que para muitos projetos é totalmente inviável.

O que é a Plataforma para Desenvolvimento de Sites?

Aqui vai uma sucinta explicação à respeito das plataformas para criar um site, em geral estas plataformas surgem tanto para criação de sites e blogs e são totalmente gratuitas, a plataforma será por onde você terá acesso aos arquivos do seu site, como artigos, imagens, vídeos e qualquer tipo de mídia, onde você poderá configurar seu site, mudar o design, adicionar elementos e também fazer configurações que variam de acordo com a plataforma escolhida, existem muitas plataformas gratuitas para a criação de sites, e todas elas com sua regras e limitações que serão expostas mais adiante. Veja abaixo onde criar seu site gratuito fazendo seu cadastro nas seguintes Plataformas:

Plataformas para criação de sites e blogs gratuitas!

Webnode – Uma Plataforma totalmente grátis e simples configuração, com o webnode você pode montar seu site em pouquíssimo tempo, tem várias opções de configurações, você ganha certo espaço para armazenamento de arquivos e também poderá adquirir melhorias para o site com o tempo.

WordPress.com – Não se confunda, o WordPress.com é uma plataforma gratuita para a criação de blogs e sites, porém é muita limitada em diferentes quesitos, é ideal para quem quer publicar somente seus textos e imagens, divulgar sua opinião sem compromisso, outro ponto ruim é que não é possível adicionar publicidade em sites do WordPress.com como já dito (ex: Google Adsense), pode ser utilizado para testes, porém não é recomendável para grandes projetos e não possui tantas opções de customização, porém seu sistema CMS que falarei mais adiante é o mais utilizado do mundo e também uns dos mais completos.

Blogger.com – Do Google surge a plataforma mais utilizada para criação de blogs, que pode ser com algum empenho transformado em um excelente site, o Blogger oferece vários recursos de customização e ferramentas, além de ser possível adicionar publicidade e não ter limite para a publicação de conteúdos, com várias opções de temas e a opção de editar os códigos do site diretamente de sua conta, se torna uma das melhores Plataformas para Criar um site, o Blogger é sem dúvida um dos mais completos, embora também tenha seus “probleminhas”.

Wix – É outra Plataforma para criação de sites gratuitos, uma plataforma que já é considerada uma das maiores para o desenvolvimento de sites de forma bem simples e intuitiva e estão a conquistar muitos clientes a cada dia, no Wix é possível criar sites em flash o que não é muito recomendável em termos de SEO, por isso não encorajo a utilização do serviço para determinados projetos.

Google Sites – O Google Sites foi lançado a algum tempo pelo Google, e assim como é o caso de sucesso do Blogger, com O Google Sites também é possível criar seu site grátis, vale a pena utilizar mais este recurso do Google. Para isso Basta acessar o Google Sites com sua Conta do Google, o que não é muito chamativo é o endereço atual do Site que pode ser mudado depois.

XPG – A empresa UOL desenvolveu esta outra Plataforma onde possível criar seu site em pouco tempo, Já existe também a UOL Blogs, porém muitas pessoas estão a criar um site na plataforma XPG, principalmente para sites relacionados a entretenimento. Ainda Existem muitas outras plataformas que você pode pesquisar, essas são as mais recomendadas para quem está iniciando neste mundo do webdesign.

Os ponto negativo de criar nesses sistemas é que o site não é seu, o conteúdo sim, o site é da empresa que está a oferecer os serviços gratuitos, mas em geral não há problemas quanto a isso, portanto escolha somente empresas grandes e conhecidas que ofercem esse serviço, outro ponto negativo é que em muitos casos você não poderá utilizar todos os recursos que podem melhorar seu site, também é possível que a maioria das empresas cobre valores para fazer melhorias e upgrade no site, isso vai depender de acordo com a plataforma. Se quiser gastar o Mínimo possível, recomendo mesmo o Blogger que dá maior liberdade em todos os sentidos.

Ainda há muito a se falar sobre estes tipos de Plataformas mas já me estendi demais a respeito, ainda há outras formas para criar um site

Criar um Site Com Sistemas CMS (requer hospedagem)

Os Sistemas CMS são sistemas para gerenciamento de conteúdo do site, como você já deve saber, todo site é composto por infinitos códigos, cada um com sua função e os sistemas CMS ajudam neste quesito a como organizar melhor todo esse conteúdo, são como uma espécie de programa em que através dele você irá editar e configurar todos os aspectos do seu site, Para se utilizar os Sistemas CMS é necessário ter um domínio e hospedagem para publicar e arquivar os componentes do site, os sistemas CMS são as melhores formas de criar um site, pois eles nos possibilitam total controle do site em todos os aspectos, e permitem fazer configurações avançadas e melhorias que ajudam o site como um todo, é atualmente a forma mais completa para gerir sites. Existem excelentes Sistemas CMS que podem ser baixados na Internet de forma rápida, aqui vai a lista dos melhores sistemas CMS

WordPress.org – Desenvolvido pela família WordPress, é o sistema CMS mais completo e mais poderoso em minha opinião, se quer criar um site profissional, e utilizar os melhores recursos de maneira simples, o WordPress.org é a opção mais completa.

Joomla – Outro bom sistema CMS, não posso me aprofundar muito neste sistema, pois nunca o utilizei em meus projetos mas me parece uma boa alternativa ao wordpress, se não fosse dificultoso encontrar sites que ensinem a trabalhar de maneira eficiente com este sistema CMS certamente haveriam mais sites desenvolvidos através dele, o Joomla é muito utilizado também para a criação de lojas virtuais.

Construtores e editores de Sites

Os construtores de sites permitem um maior controle sobre alguns elementos dos sites, como recursos visuais etc. Para se utilizar um construtor de sites é necessário também possuir um plano de hospedagem, Alguns bons nomes de construtores de sites são : DreamWeaver, NVU, Trellian WebPage 4 e WebAcappella.

Qual o Melhor Sistema para a criação de Sites?

Não há um consenso para isso, vai depender muito para o quê? com qual objetivo o site irá ser criado? Qual o projeto para site, mas aqui eu sempre recomendarei para quem está a começar, o Blogger ou Webnode, a como sistema CMS o WordPress.org.

Onde Aprender mais a Respeito sobre Criação de Sites?

Como ninguém sabe sabendo tudo, vou recomendar aqui alguns sites que me ajudam e já ajudaram a aprender muitas coisas sobre a criação de Sites, independente da Plataforma escolhida, saiba que existem sites prontos a dar dicas e ajudar novos usuários, assim como é o caso deste Site, eu pretendo escrever muito mais dicas à respeito de criação e desenvolvimento de sites aqui no MestredoMarketing.com mas vamos também a outros sites em que você pode aprender mais:

CriarSites – Criado por Celso lemes é um dos sites mais conhecidos a respeito de criação de Sites, lá é possível aprender diversas dicas ligadas a criação, desenvolvimento, otimização e monetização de Sites, lá você encontrará dicas para diversas Plataformas.

DicasBlogger -Da Juliana Sardinha, se você pretende criar seu site utilizando a plataforma do Google não perca tempo e aprenda diversas dicas, tutoriais e tudo mais para deixar seu blog no Blogger com outra cara, ou até mesmo um site com excelente design.

Dicas Para Blogs – De Fabiano Roberto, é outro excelente site onde você poderá aprender mais sobre criação e desenvolvimento de Sites, mais voltado aos usuários da Plataforma Blogger.

Escola Dinheiro – Do Paulo Faustino, este é um dos sites mais completos sobre formas de se ganhar dinheiro na internet e assuntos relacionados a criação e desenvolvimento de Sites, além de dicas essenciais para qualquer pessoa que tenha um site e queira melhora-lo, as dicas são excelentes.

Escola WordPress – também de Paulo Faustino, é um outro excelente site onde você pode aprender diversas dicas de otimização, configuração do wordpress, hacks, plugins e muito mais dicas

Wp Total – De Celso Azevedo, o Site trás diversas dicas assim como escola WordPress, para melhorias e configurações neste maravilhoso sistema CMS.

Mestre Seo – Se você têm um site e quer alavancar as visitas ao seu site, aprender o mínimo de SEO é essencial para aparecer bem posicionado nas pesquisas do Google, este site é rico em conhecimento sobre técnicas efetivas de SEO.

E você ainda têm dúvidas? Utilize os comentários para soluciona-las.

Compartilhe!