Qual a definição de Marketing de forma objetiva

Existem realmente muitas definições sobre o marketing e formas de sintetiza-lo mesmo que ele seja tão amplo como realmente é, sua extensão abrange diversas técnicas, estudos, definições, mídias e por ai vai, temos muito que estudar para termos uma perfeita e ampla noção sobre ele, no artigo da wikipedia sobre o marketing você verá muitas definições famosas, de grandes pensadores, filósofos e grandes entendedores de marketing e poderá ver o quão grandioso ele é, vale a pena conferir com mais tempo como estudo, mas aqui vamos falar a respeito da definição de marketing de uma maneira que se torne mais simples a compreensão.

Precisa alavancar suas vendas? conheça o curso que pode mudar transformar a sua história como empresário: Curso MSN - O investimento necessário para quem deseja estruturar seu negócio.

Hoje em dia com um mundo tão globalizado fala-se muito em marketing e suas técnicas, o marketing nada mais que uma maneira que o ser humano encontrou de encontrar problemas e resolver, assim criando técnicas que usam de persuasão para com outras pessoas, marketing seria então a “arte do convencimento” e é através do marketing que você expõe suas idéias e tenta convencer outra pessoa ou grupo sobre qualquer assunto, que o seu ponto de vista é o certo, e tenta convencer esta pessoa a realizar uma ação, o marketing esteve e está presente em todos os momentos da sociedade e agora como as pessoas estão cada vez mais consumistas o Marketing se tornou muito importante, principalmente no que se diz respeito à produtos. O Marketing está presente na televisão, no rádio, na internet e em todos os tipos de comunicação, até mesmo numa simples conversa com uma amigo(a) você pode utilizar do marketing para promover algo. Desde o surgimento da Revolução Industrial o Marketing ganhou força, ele está presente na propaganda e divulgação de produtos e para isso se utiliza das características e vantagens de um produto para tentar acabar se sobressair a concorrência, o Marketing perfeito é aquele que diz que o produto atende as necessidades de um grupo e que possui qualidades a um bom preço, essas características são essenciais mas é claro que nunca vêm sozinhas, há sempre que ter um diferencial para ir melhor nas vendas que os concorrentes.

definição de marketing de maneira objetiva

Ou seja o marketing encontra um problema sendo em geral de promoção e divulgação e oferece soluções, seja para produtos e serviços ou forma de pensar e idealizar coisas, o marketing também está muito ligado a Administração e também pode-se dizer que o marketing é o estudo do mercado que nós possibilita ver tendências e a criação e aperfeiçoamento de oportunidades, olhando sempre para a satisfação do cliente e não deixando de atender os objetivos financeiros de uma empresa ou prestadora de serviços.

Hoje há diversos tipos e técnicas de marketing exclusivas para determinadas áreas e tipos de públicos mas de uma forma geral o marketing sempre é muito visual e argumentativo, na Internet, por exemplo, ele é muitas vezes utilizado por imagens que chamam rapidamente a atenção do internauta e muitas vezes é voltado para um público mais jovem que geralmente são os que usam mais a Internet, já na televisão são os chamados comerciais de TV que tem esse objetivo, como requer mais investimento colocar um anúncio na TV quase sempre são empresas grandes que ocupam este espaço e muitas vezes com comerciais bem elaborados, afim de que atraiam mais clientes, um comercial digamos de sucesso é aquele que consegue fazer com que as pessoas debatam e que tragam resultados quase de imediato, já no rádio o Marketing é 100% argumentativo e mais descritivo já que não se podem usar imagens que muitas vezes falam por si só e auxiliam na etapa de divulgação, é claro que ainda existem muitos outros tipos de marketing e que eu falarei futuramente de forma mais aprofundada sobre cada um, abaixo vão os mais utilizados por empresas e grandes corporações.

Já saiu um artigo especial e completíssimo listando todos os tipos e estratégias de marketing que mais são usados atualmente, confira: Lista completa com todos os tipos de marketing 

Marketing de resposta. É o marketing que responde a uma demanda, descobrindo e satisfazendo necessidades. É o chamado marketing ativo. Grande parte do marketing atual trabalha com essa formulação.

Marketing de previsão. É uma tarefa difícil reconhecer uma necessidade latente ou emergente. Para se aplicar esse tipo é fundamental analisar o mercado através de estudos de cenário, projetando futuros quadros de consumo. É o chamado marketing antecipativo. É considerado arriscado, pois as empresas podem errar a estratégia em caso de enfrentarem uma forte influência de variáveis macro-ambientais.

Marketing de criação de necessidades. É o nível mais agressivo de marketing, pois é o esforço que leva a empresa a lançar um produto jamais solicitado e, muitas vezes, inimaginável. É o conceito que se parte da ideia de que ao invés da empresa ser dirigida pelo mercado é a empresa que dirige o mercado. É o chamado marketing pró-ativo, pois trabalha com a abordagem da inovação radical em sua estratégia. Veja Mais

Outros tipos de marketing são: Marketing de Serviços, Marketing de Relacionamento, Marketing Individual, Marketing Societal, Marketing Cultural, Marketing Esportivo, Marketing Social, Marketing para Causa Social, Marketing de Responsabilidade Social, Marketing Viral, Marketing Político, Marketing Governamental, Marketing Infantil, Marketing Global, Marketing de guerrilha, Marketing Organizacional, Marketing dos Sentidos

Como você viu acima existem muitas categorias para o Marketing e com características distintas para cada ramo, embora muitas vezes se cruzem, ainda há muito para ser falado sobre este tema e com certeza eu trarei ainda mais artigos assim sobre o tema, se você deseja aprender ainda mais sobre o marketing pode começar com certeza lendo excelentes livros a respeito do tema, confira essa listinha que eu preparei com o top 10 livros mais vendidos sobre marketing.

Quer acrescentar algo a respeito do tema, deixe seu comentário e tire suas dúvidas!

Você também precisa conferir esses artigos:

3 comentários em “Qual a definição de Marketing de forma objetiva

  • 18 de maio de 2015 em 10:15
    Permalink

    Quero sempre receber novidades a respeito de Marketing

  • 24 de junho de 2015 em 9:05
    Permalink

    Olá angela, basta acessar o site com mais frequência ou subscrever seu Email e receberá artigos a cada nova postagem, abraço.

  • 26 de agosto de 2015 em 16:12
    Permalink

    CONTEÚDO EXCELENTE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *