Definição de marketing

O Marketing pode ser definido de muitas formas, por isso não há apenas uma definição de Marketing, leia tudo para entender melhor.

Hoje em dia com um mundo tão globalizado se fala muito em marketing e suas técnicas, O Marketing nada mais que uma maneira que o ser humano encontrou de encontrar problemas e resolver, assim tendo técnicas que usam de persuasão para com outras pessoas, marketing seria então a ‘”arte do convencimento” é através do marketing que você expõe suas idéias e tenta convencer outra pessoa ou grupo sobre qualquer assunto, que o seu ponto de vista é o certo, e tenta convencer esta pessoa a realizar uma ação, O marketing está e esteve presente em todos os momentos da sociedade, e agora como as pessoas estão cada vez mais consumistas o Marketing se tornou muito importante, principalmente no que se diz respeito a produtos. O Marketing está presente na televisão, no Rádio, na Internet e em todos os tipos de comunicação, até mesmo numa simples conversa com uma amigo(a) você pode se utilizar do marketing. Hoje em dia e desde o surgimento da Revolução Industrial o Marketing está presente na propaganda e divulgação de produtos, e para isso se utiliza das características e vantagens de um produto para tentar acabar com ocorrência, o Marketing perfeito é aquele que diz que o produto atende as necessidades de um grupo e que têm qualidade e um bom preço, essas características são essenciais, mas é claro que nunca vêm sozinhas, há sempre que ter um diferencial para se sobressair dos concorrentes.

Definição de Marketing

Ou seja o marketing encontra um problema e oferece soluções, seja para produtos e serviços, forma de pensar e idealizar coisas, O marketing também está muito ligado a Administração e também pode se dizer que o marketing é o estudo do mercado que nós possibilita ver tendências e a criação e aperfeiçoamento de oportunidades, olhando sempre para a satisfação do cliente e não deixando de atender os objetivos financeiros de uma empresa ou prestadora de serviços.

Hoje há diversos tipos e técnicas de marketing exclusivas para determinadas áreas e tipos de públicos, mas de uma forma geral o marketing sempre é muito visual e argumentativo, na Internet, por exemplo, ele é muitas vezes utilizado por imagens que chamem rapidamente a atenção do internauta e muitas vezes é voltado para um público mais jovem que geralmente são os que usam mais Internet, já na televisão são os chamados comerciais de TV que chamam mais a atenção, como requer mais investimento colocar um anúncio na TV quase sempre são empresas grandes que ocupam este espaço e muitas vezes com comerciais bem elaborados, afim de que atraiam mais clientes, um comercial digamos de sucesso é aquele que consegue fazer com que as pessoas debatam e que tragam resultados quase de imediato, já no rádio o Marketing é 100% argumentativo e mais descritivo já que não se podem usar imagens que muitas vezes falam por si só e auxiliam na etapa de divulgação, é claro que ainda existem muitos outros tipos de marketing e que eu falarei futuramente de forma mais aprofundada sobre cada um, abaixo vão os mais utilizados por empresas e grandes corporações, veja também os diferentes tipos de marketing mais utilizados

Marketing de resposta. É o marketing que responde a uma demanda, descobrindo e satisfazendo necessidades. É o chamado marketing ativo. Grande parte do marketing atual trabalha com essa formulação.

Marketing de previsão. É uma tarefa difícil reconhecer uma necessidade latente ou emergente. Para se aplicar esse tipo é fundamental analisar o mercado através de estudos de cenário, projetando futuros quadros de consumo. É o chamado marketing antecipativo. É considerado arriscado, pois as empresas podem errar a estratégia em caso de enfrentarem uma forte influência de variáveis macro-ambientais.

Marketing de criação de necessidades. É o nível mais agressivo de marketing, pois é o esforço que leva a empresa a lançar um produto jamais solicitado e, muitas vezes, inimaginável. É o conceito que se parte da ideia de que ao invés da empresa ser dirigida pelo mercado é a empresa que dirige o mercado. É o chamado marketing pró-ativo, pois trabalha com a abordagem da inovação radical em sua estratégia. Veja Mais

Outros tipos de marketing são: Marketing de Serviços, Marketing de Relacionamento, Marketing Individual, Marketing Societal, Marketing Cultural, Marketing Esportivo, Marketing Social, Marketing para Causa Social, Marketing de Responsabilidade Social, Marketing Viral, Marketing Político, Marketing Governamental, Marketing Infantil, Marketing Global, Marketing de guerrilha, Marketing Organizacional, Marketing dos Sentidos

Como você viu acima existem muitas categorias para o Marketing e com características distintas para cada ramo, embora muitas vezes se cruzem entre si, ainda há muito para ser falado sobre este tema, abaixo seguem algumas das melhores definições sobre marketing por quem realmente entendia o assunto:

Qual a melhor definição de Marketing

Veja as Melhores abaixo
• é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA – American Marketing Association – Definição 2005).
• é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo. (AMA – American Marketing Association – Definição 2008).
• é um processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.
é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (KOTLER e ARMSTRONG, 1999).
• são as atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos
• é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor (Dicionário Michaelis).
• é o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor (Dicionário Novo Aurélio).
• conjunto de operações executadas por uma empresa envolvendo a venda de um produto, desde a planificação de sua produção até o momento que é adquirido pelo consumidor (Dicionário Melhoramentos).
• se observada de forma pragmática, a palavra assume sua tradução literal: mercado. Pode-se, então, afirmar que marketing é o estudo do mercado. É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando a satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços (FRAGA, Robson, 2006).
• é despertar nos consumidores suas necessidades reprimidas e demonstrar como supri-las através de produtos e/ou serviços. (NÓBREGA, Moacir, 2008).
• é a capacidade de identificar por meio de estudos científicos do mercado as necessidades e oportunidades de produtos e serviços gerados para um determinado público-alvo, trazendo benefícios financeiros e/ou administrativos aos clientes através de transações bilaterais. (JAQUES, Leonardo, 2009). Veja também no Wikipedia

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>