Como criar uma boa apresentação de slides no Power Point

Aumente a qualidade de sua apresentação de slides no microsoft power point com essas dicas.

Uma coisa que deixa estudantes até pessoas que trabalham para grandes organizações com muitas dúvidas é quanto à hora de criar uma apresentação de slides, o programa mais popular e mais utilizado atualmente para criação destes tipos de documentos que ilustram uma palestra é software chamado Power Point da Microsoft, com inúmeros recursos e você pode criar diversos tipos de apresentações, neste artigo você irá encontrar algumas dicas sobre como criar uma boa apresentação de slides para que você não faça feio e não comete erros comuns nas apresentações.

O Power Point é o software mais usado para criação de slides pela grande quantidade de recursos disponíveis no aplicativo, desde os recursos mais básicos até os mais avançados encontrados nas ultimas versões lançadas, as apresentações em slides auxiliam o orador a percorrer certo caminho na apresentação, ajudam a prender a atenção da platéia com elementos visuais importantes, ajuda-nos a orientar o discurso e a não esquecer a ordem da nossa apresentação, permite fazer pausas para que se tenha um maior controle e recuperar o fôlego, Potencia o nosso discurso através da apresentação de recursos multimédia que fornecem à audiência uma experiência mais sensorial, ou seja, as vantagens de utilizar uma boa apresentação em slides são muitas.

Criando uma boa apresentação de Slides
O primeiro passo a ser dado para se montar uma boa apresentação de slides é justamente o planejamento, embora sempre seja possível retirar ou adicionar outros slides em sua apresentação, não é interessante que fique parecendo uma concha de retalhos, é importante se informar bastante a respeito do tema ou idéia a ser abordada, é importante saber quais os conceitos e idéias a serem passadas,é importante ter também todas as informações necessárias: dados, textos, tabelas, gráficos, imagens, vídeos, áudio e links na web para que se possa montar a apresentação. Na hora da montagem dos slides dê prioridade a organizar as informações de modo a que todos entendam, não pulando etapas ou omitir informações relevantes, esta etapa é muito importante.

Apresentação de slides no power pont

Pensando um pouco no design da apresentação
O Design de seus slides é sem dúvida um ponto que chama bastante atenção, existem diversos tipos de combinações que podem ser usados, você poderá criar inclusive um chamado slide mestre que servirá para todas as suas apresentações, ao qual pode ser inserido o logo de sua empresa ou organização, ou ainda pode usar um dos modelos pré-configurados do Power Point. Agora vamos a algumas dicas para se montar sua apresentação em slides:

Qual a quantidade de Slides e o tempo?
Não há uma quantidade pré-definida de slides a serem usados, e isso por vários fatores diferentes, mas o ideal diferente do que muitas pessoas pensam e que quantos mais slides melhor, mas também não deve haver exageros, tudo irá depender dos temas, dos tópicos, e do tempo de apresentação, estima-se que aproximadamente 15 a 20 slides para uma apresentação de 20 minutos.

Qual a padronização?
Neste quesito vai depender do tipo de apresentação, caso seja para uma empresa você poderá contar com o auxilio da equipe de marketing, geralmente há modelos já prontos, a padronização é muito importante, já para outros casos você terá uma melhor liberdade para o desenvolvimento.

Quais cores utilizar?
O importante na hora de escolher as cores a serem usadas é que não haja uma confusão com o fundo do slide, e para isso deve haver um contraste grande entre as cores, o próprio programa irá oferecer algumas opções de cores a serem usadas, embora o objetivo não seja que os slides fiquem muito coloridos, nada de preto e branco, pois qualquer coisa irá chamar mais atenção que os seus slides. Não use também cores que possam distrair a atenção, verde, azul, amarelo são exemplos de cores difíceis de ler!

Quais Fontes utilizar e qual o tamanho?
Não abuse das fontes disponíveis, use as fontes mais comuns, Designers profissionais de PowerPoint usam duas, no máximo três, estilos de fontes numa apresentação inteira. Não usem diversas fontes na sua apresentação. Na questão do tamanho deve haver um bom senso, o primordial é que se consiga fazer uma leitura clara de todo o conteúdo contido no slide sem esforço, portanto não utilize tamanhos pequenos.

Adição de conteúdos nos Slides?
Uma coisa que ocorre com frequência é a inserção de imagens tiradas da internet para ilustrar os slides, e isso é até uma pratica recomendada, mas deve se ter atenção para que estas imagens não apareçam distorcidas, o ideal é procurar imagens com tamanho superior a 900×720 pixels e diminuir no próprio slide, nunca pegue uma imagem pequena e aumente sua proporção no slide, os resultados serão péssimos.

Essas são as dicas essenciais para que haja uma boa apresentação, lembre-se de revisar todos os seus slides para que não ocorram erros de português por menores que sejam, sempre há alguém para reparar, também é importante lembrar que os slides são apenas uma forma de ilustrar a apresentação, portanto nada de textos enormes, o ideal são pequenas frases por slide e nada de ler, a atenção deve estar toda no palestrante, nos slides menos é mais, boa apresentação!

Compartilhe!

1 Comentário

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *