Como fazer a segmentação de clientes de forma correta

Para todo tipo de negócio é importante segmentar os clientes da maneira correta, confira como fazer aqui.

Ao começarmos a empreender ou montar um negócio próprio muitas dúvidas começam a surgir e dentre elas uma das primeiras é com relação a correta análise de nosso mercado alvo consumidor, ou seja, nossos potenciais clientes, fazer uma segmentação correta de público traz diversas vantagens ao nosso modelo de negócio seja ele qual for, se você ainda não sabe sobre o que se trata uma segmentação de público e ainda não tem noção sobre os impactos que uma correta segmentação pode trazer para sua empresa eu recomendo a leitura completa desse artigo que certamente é essencial para seu negócio independente de qualquer outro fator.

segmentação/targeting de clientes/consumidores
Uma segmentação de público correta envolve definir as características comuns relacionadas à esses clientes.

Conhecer meu cliente é importante?

A palavra segmentação (do inglês “targeting”) vem justamente dessa necessidade intrínseca que todo comércio tem que é justamente saber que tipo de público ele irá atender e consequentemente traçar suas estratégias pautadas naquelas informações obtidas, então a resposta é completamente SIM, conhecer o seu cliente mais que superficialmente é uma das coisas essenciais que todo empreendedor deve estar ciente que deve fazer para conseguir melhorar seu negócio de uma forma geral, segmentar para crescer é uma das coisas que devem estar em sua mente, cada grupo de pessoas têm hábitos e vontades diversificadas e não é só a respeito desses dados que podemos segmentar os clientes de forma correta, há muitos outros fatores que devemos levar em consideração, vejamos mais adiante…

O que é a segmentação de clientes e porque eu preciso fazer uma?

Uma segmentação nada mais é do que um estudo com diversas informações relevantes ao perfil de seu consumidor como também informações relacionadas ao âmbito e local que ele está atuando, com isso podemos mapear com clareza as 3 principais vertentes do mercado:

O mercado consumidor, representa os clientes que irão adquirir seus produtos/serviços e esses dados só podem ser obtidos através de pesquisas e podem variar de maneira bem curiosa de acordo com diferentes fatores como: cultura, localização, idade etc.

O mercado concorrente, representa quem produz e vende produtos/serviços iguais ou semelhantes ao que você planeja vender. Fique atento em características relacionadas à qualidade, preço, acabamento, durabilidade, qualidade de atendimento etc.

O mercado fornecedor, representa tudo que oferece coisas relacionadas a manutenção e necessárias para a dar andamento ao seu negócio, equipamento, embalagens, matéria-prima etc.

Com todos esses dados em mãos podemos começar a observar e fazer uma análise e cruzamento de informações, com isso podemos dividir nosso mercado consumidor em grupos de compradores em potencial, conseguimos saber quem são nossos clientes potenciais de acordo com suas necessidades, desejos, percepções de valor ou comportamento de compra semelhantes.

Como mensurar o meu mercado consumidor para depois traçar um perfil de meus clientes?

Saber exatamente quantos consumidores nos podemos chegar a atender é essencial, quando falamos de um negócio físico, uma loja, uma farmácia etc. saber estas estatísticas é muito importante para termos noção antes de inaugurarmos algo, até para ter certeza que aquele ponto que escolhemos é bom, saber se já não há uma concorrência exagerada para este mesmo local, fizemos uma artigo especial sobre o tema para que você possa saber o potencial de consumidores que seu futuro estabelecimento ou já em funcionamento pode chegar a atingir: descubra como mensurar o tamanho real do meu mercado consumidor.

O que envolve uma boa segmentação de clientes para dizermos que a segmentação está sendo feita de forma correta?

Para que possamos ter certeza que estamos a segmentar nossos clientes do jeito certo devemos estar atentos para alguns pontos cruciais, o primeiro é a escolha dos critérios de segmentação que podem ser;

  1. Critérios demográficos, geográficos, sociais e econômicos.
  2. Critérios de personalidade e de estilo de vida.
  3. Critérios de comportamento face ao produto.
  4. Critérios de atitudes psicológicas relativamente ao produto.
  5. Segmentação Multicritérios (onde vários critérios podem ser aplicados de acordo com as necessidades).
  6. Descrição das características de cada segmento.
  7. Definição da política de marketing para cada segmento selecionado.

“Nesse aspecto também encontramos a micro-segmentação que tem por objetivo analisar a diversidade das necessidades dos diferentes grupos de compradores no interior dos produtos-mercado identificados pela análise da macro-segmentação”, sendo que os aspectos a serem analisados são:

  1. Geográfico – localização do consumidor alvo em um país, estado, cidade região etc.
  2. Demográfico – Dados referentes às características da população que envolve: idade, rendimento, sexo, tamanho da família, religião, escolaridade, profissão etc.
  3. Psicográfica – Diz respeito ao comportamento do consumidor relacionado ao seu estilo de vida e sua personalidade (extrovertido, tímido, conservador, impulsivo etc.) e diversas outras características relacionadas.
  4. Comportamental – Classifica os consumidores de acordo com sua disposição para comprar, motivação, sendo um critério diretamente relacionado ao comportamento do consumidor perante o produto.

Como segmentar meus clientes pode ser útil à minha empresa nas minhas estratégias de marketing?

A segmentação de clientes está diretamente relacionada ao marketing, pois sem ter em mãos estes dados, traçar estratégias eficientes para a promoção de qualquer empresa ou produto se torna simplesmente inviável em todos os casos, no marketing digital, por exemplo, fazer a segmentação de público de acordo com as características do público e suas preferências é crucial para o bom desempenho de uma campanha, como no caso de links patrocinados, como o Google Adwords e o Facebook Ads.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *