Como descobrir qual é meu público alvo | Estratégias de Marketing

Veja como saber exatamente qual é seu público alvo e assim obter melhores resultados em suas vendas e estratégias de marketing.


Pode não parecer mas o fato é que muitas empresas, ainda mais no inicio de sua trajetória deixam de ser preocupar com um dos motivos principais pelo qual abriram seu negócio, atender seu público alvo!

Para atender seu público alvo de verdade é necessário primeiramente descobrir que ele é, um dos maiores erros que as empresas cometem é achar que atenderão todos os perfis de consumidores e não traçam objetivos claros para conquistar um público fiel.

Mesmo empresas gigantescas e que com certeza acabam por vender para praticamente todos os tipos de públicos também tem essa preocupação, criando campanhas especificas para cada tipo de consumidor, então se você ainda não sabe quem é seu público alvo principal, com certeza está no caminho errado e precisa corrigir isso já.

Já falamos fizemos aqui um artigo especial ensinando a mensurar seu mercado consumidor, o que se aplica mais à comercio local e no ambiente físico para saber mais ou menos o número total de possíveis clientes de uma região, confira.

No caso aqui temos uma métrica igualmente importante, o público alvo, através dele desvendamos quem iremos atender e vender com prioridade, com essas métricas em mãos podemos criar campanhas publicitárias offline e online que surgem efeito muito superior.

Isso é importante porque temos então economia de tempo, dinheiro, esforços e conseguimos garantir com maior facilidade a fidelidade do nosso cliente, mas afinal…

O que é público alvo e como saber qual é o meu?

O público alvo (termo mais usado “target” em inglês) nada mais é que o perfil médio ou padrão dos consumidores que mais consomem e usam produtos de determinada empresa, ou seja, a maior parcela de clientes em potencial.

Para saber exatamente qual é o público alvo de determinada empresa precisamos primeiramente fazer uma analise do tipo de produto/serviços oferecido e para quem! Depois disso passamos para as pesquisas de mercado para fazer uma triagem mais qualificada desse consumidor.

Analisando cada aspecto que seja relevante para o seu negócio, nisso se incluem;

  • Características Físicas – Aqui colocamos itens como idade, sexo, altura, tipo físico, cabelo, cor etc.
  • Características Sociais – Profissão, língua falada, estado civil, estilo de vida etc.
  • Gostos pessoais – Interesses pessoais diversos preferidos como: estilo musical, animal de estimação, filme, série, passeio, viagem, atividades rotineiras etc.
  • Localização – Onde seu cliente está localizado: bairro, estado, cidade, país, continente etc.

Lembre-se de realmente colocar dados para análise que sejam importantes para o seu modelo de negócio, se você vai vender blusas o número do pé do seu cliente não faz diferença alguma! lembre-se disso.

Depois de ter todos esses dados em mãos vamos tirar média geral de cada item e assim já temos um perfil comum de consumidor que iremos atender com maior frequência, chamamos também esse perfil de “persona” e podemos criar várias para entender melhor quem é nosso cliente e o que ele procura.

Será através desse perfil criado muitas vezes antes mesmo de a empresa existir que são criadas estratégias de divulgação, vendas, amostragem de produtos, localização, marketing etc.

Dessa média podemos saber, por exemplo, que uma loja de cosméticos para cabelo tem como público alvo:

Mulheres sendo 80% contra 20% homens
Idade média geral entre 25 e 42 anos
Estado civil: 65% casadas | 35% solteiras
Interesse por moda, estilo, beleza e cabelo
Cor de cabelo 40% preto, 20% loiro, 25% castanho, 10% branco, 5% ruivas
Residentes no bairro “X” e “X2”

Porque essa amostragem de clientes é importante para seu negócio?

Ter esses dados faz toda diferença para seu empreendimento porque através dele conhecemos e traçamos um perfil de nosso cliente, com isso conseguimos atender melhor, encontrar soluções para suas necessidades mais especificas, comprar a quantidade certa de mercadoria etc.

Quando resolvemos partir então para divulgação, tanto tradicional quanto online, saber e ter esses dados em mãos é imprescindível para montar toda a campanha, nesse caso atirar para todos os lados é perder investimento.

Temos que ter certeza quem queremos atingir, só com a análise apurada do nosso público alvo e suas necessidades é que conseguimos isso, portanto não devemos poupar esforços para aprimorar essa nossa métrica.

Administração de Empresas, Dicas Para Empresas, Divulgação, Empreendedorismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *