Como aprender a ser um empreendedor e evitar o fracasso

Você deseja começar a empreender? Confira como evitar o fracasso do seu negócio!

Muitas pessoas desejam ser seu próprio(a) chefe(a) e com isso cada vez mais pessoas se arriscam no empreendedorismo, nesse cenário temos pessoas com o mais alto grau de instrução (profissionais já formados, MBA, pós-graduação etc.) até pessoas com o grau de instrução mais baixo (ensino fundamental incompleto) e há até mesmo casos de pessoas que nem tiveram a oportunidade de serem alfabetizadas, ou seja, o desejo por se tornar seu próprio “chefe” não depende necessariamente do quanto uma pessoa pode ou não estudar, mas em todo caso é certo que quanto mais uma pessoa adquire conhecimentos é mais fácil lidar com problemas comuns e mais pra frente os problemas mais complexos de ser um empreendedor, dizer que o sucesso depende exclusivamente de estudo, de ser formado em alguma profissão, cursos, não é uma verdade.

Muitos estudos e livros apontam o perfil de um empreendedor de sucesso como alguém que possui características comuns que irei citar logo mais, mas também de alguém que possui uma visão superior sobre as coisas, ou seja, um visionário, que tenta ao máximo fazer com que seus projetos deem certo, sem dúvidas é isso que deve permanecer em sua cabeça. O problema dos cursos superiores atuais é que eles não ensinam efetivamente como ser um empreendedor, o que deve ou não ser feito, como evitar riscos, como tratar o cliente da forma correta, como fazer investimentos, evitar desperdícios e como estruturar seu negócio para crescer cada vez mais, sendo essas coisas essenciais que todo empreendedor deve saber.

Quando há o desejo de empreender é necessário então correr atrás de todas as informações antes mesmo de iniciar o negócio, o que é um erro comum de muitas pessoas de não o fazer, o fracasso vem muitas vezes por simples falta de informação, sobre a incapacidade de atender o público alvo, escolhas e modelos de negócio errado ou simplesmente visando o lucro imediato, fazer um negócio prosperar não é uma tarefa fácil, mesmo para aqueles que iniciam seu modelo de negócio sem nenhuma instrução é necessário que em algum momento haja o “start”onde a pessoa crie a necessidade de se informar e melhorar assim todos os seus processos, o que reflete em empresas com maior visão de mercado, empresas antenadas nas mudanças que ocorrem no mundo e com reflexo direto nas necessidades do seu consumidor.

Como aprender a evitar o fracasso no meu futuro negócio?

Agora quanto ao título no que se refere em “aprender a ser empreendedor”, para ser um empreendedor digamos “padrão” as únicas coisas necessárias são: visão, vontade, disposição e capital inicial, ou seja, essa geralmente é a pessoa que vai como chamamos na “cara e na coragem”, ele tem uma ideia de produto ou de negócio que considera boa e simplesmente vai atrás do seu sonho e vai adquirindo conhecimento em paralelo ao desenvolvimento de seu negócio, melhorando conforme o tempo, não faltam exemplos de empresários que começaram desse forma e deram muito certo mas também não faltam exemplos dos que deram muito errado justamente por não avaliar os riscos envolvidos nisso, não há uma formula certa que defina o sucesso nesse caso, infelizmente, mas se há algo que deve ser feito é o investimento em conhecimento antes de lançar o seu próprio negócio por menor que seja ele.

Independente do seu nível de instrução, profissão, você deve procurar informações especificas sobre empreendedorismo, seja fazendo um curso especifico para essa área, lendo livros, assistindo palestras, investigando negócios que deram certo e dos motivos do sucesso, ou os motivos do fracasso, ler artigos como esse! tudo isso agregará valor e será refletido em seu negócio, sempre tentar melhorar é o alvo que você deve ter em sua vida como empreendedor.

Existem muitas coisas a dizer que não podem ser colocadas em apenas um artigo, mas a pergunta que deve estar em sua cabeça é: como estruturar meu negócio? respondendo essa pergunta diariamente as chances de você se deparar com o fracasso é bem menor, pois todas as outras perguntas partem a partir dessa! como exemplo: o que eu tenho a oferecer de diferente? como angariar clientes? como definir o público alvo? como reduzir custos? como gerenciar cada aspecto de um negócio? como lidar com o estoque/produção? como gerenciar as finanças da melhor maneira possível? etc.

Você já viu que há muito o que estudar não é mesmo! Agora uma curiosidade, você sabe quais as principais características de um empreendedor? Não? Vamos ver se você as possui? clique aqui!

Referência: Livro, Curso de empreendedorismo – Alex Pimentel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *