Atraindo visitas e capturando o interesse dos visitantes no seu Site

Capturar a atenção e interesse do visitante no seu site é algo primordial para o sucesso de qualquer venda e para que aquele visitante acabe retornando!


Você sabia que no geral seu site tem apenas 4 segundos para capturar a atenção e interesse do seu visitante/leitor? São exatamente só esses 4 segundos que o visitante leva para avaliar o site e já fazer uma primeira impressão, se nesses primeiros segundos o seu site não corresponder as expectativas você perde uma visita e um possível cliente.

Pensando nisso e já sabendo que no meio online o consumidor está possivelmente com pressa, é necessário fazer o possível para conquista-lo no menor espaço de tempo, sabemos que trazer um visitante a um site requer trabalho, não queremos perde-lo, ainda mais quando na maioria dos casos pagamos por essa visita!

Ao adentrar um site as primeiras coisas que reagimos é em relação ao seguintes aspectos;

  • Cor – sabemos que as cores tem muita importância pois elas se relacionam diretamente com as emoções dos usuários, então sabendo que cada cor pode trazer determinado sentimento, devemos fazer uma escolha inteligente ao integrarmos ao design geral do site, as cores também tem muita importância na criação de peças publicitárias em geral, confira o artigo e descubra a relação de cada cor ao sentimentos e sensações!
  • Layout – O layout é simplesmente a forma como os elementos são dispostos no site, ou seja, a organização geral do site, onde estão localizados os menu de navegação, o modo como os conteúdos e produtos são apresentados, as imagens, vídeos etc. Um bom layout permite uma navegação mais intuitiva e apresenta todos os conteúdos de uma forma harmônica e agradável ao usuário independente do tipo escolhido.
  • Design – Tem total relação aos itens já citados acima, também engloba o logo da empresa, o slogan, qualidade de imagens e vídeos disponíveis, estudo das cores, utilização de fontes adequadas e toda a arquitetura de programação e recursos disponíveis no site
  • Navegação – Um site bem construído permite a ampla navegação do seu usuário, permitindo que ele navegue em diferentes seções e não se perca, inclusive ajudando a encontrar conteúdos semelhantes e permitindo a busca rápida através de um barra de pesquisa!
  • Conteúdo (títulos) – Uma ótima maneira de conseguir conquistar a atenção do visitante para seu site é escolhendo bem os títulos da matérias, artigos ou páginas de produtos, o visitante deve ter acesso a todas as informações do que vai encontrar logo no título e subtítulos das páginas, o site também deve evitar outros erros comuns como erros de gramática, saiba mais aqui.
  • Eficiência – Muitos estudos revelam, inclusive o próprio Google diz que um dos principais motivos de abandono do site está em relação a velocidade de sua abertura e carregamento dos elementos que o compõem(como imagens, códigos etc.) Fazer com seu site abra da forma mais rápida possível em computadores, tablets e smartphones é algo essencial.

Tudo isso ajuda na captura imediata da atenção do visitante, também é recomendado que se tenha atenção ao que conhecemos como práticas de SEO, que ajudam seu site a estar melhor posicionado em mecanismos de buscas, o que atrai mais visitantes para seu site de forma orgânica, ou seja, gratuita e que garante que o seu site estará no patamar próximo de sites concorrentes.

Falando nisso aqui vai outra dica importante, análise de concorrência, veja o que seus concorrentes estão fazendo nos sites deles, fique atento as novidades que eles implementam e na forma que criam seus conteúdos, design etc. tudo isso traz uma base para que você melhore também o seu e esteja antenado nas ultimas novidades e recursos.

Utilize o recurso de “chamadas para ação” que é convidar seu visitante a realizar ações imediatas e que façam com que ele permaneça mais tempo navegando, como, por exemplo: “conheça o artigo sobre essa coisa incrível que você nunca notou” “Ative esse cupom de desconto agora” “Conheça os produtos com 25% off” “Comece agora” “Produtos semelhantes”,ou seja, tudo que leve seu leitor a outra página com coisas também de seu interesse.

Adequando seu site ao interesse dos seus visitantes.

Devemos pensar que os visitantes se importam apenas com seus interesses e não com os nossos, portanto o site deve se adequar de acordo com o público alvo escolhido e com que o visitante está esperando daquele site, não adianta inventar muita coisa ainda mais para sites comerciais, onde o principal do motivo da visita é o usuário descobrir logo o que sua empresa tem a oferecer para ele, como seu problema irá ser resolvido da melhor forma!

Manter o interesse do cliente é justamente oferecer o que ele quer, fazer com que ele navegue com diversão e segurança onde ele encontre informações úteis, localize produtos/serviços de forma rápida, garantindo uma boa experiência onde ele crie a vontade de voltar em outra oportunidade.

Para sites baseados em conteúdos e que não necessariamente vendam produtos de forma direta, a principal forma de manter o interesse do visitante é focando exclusivamente na qualidade dos textos redigidos, para isso é necessário ter uma boa redação e estar sempre procurando fazer com que o conteúdo seja relevante e de acordo com o tema principal do artigo.

Criar Sites, Ecommerce, Marketing Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *