A que se aplica o Marketing

Onde mais aplicamos as técnicas de marketing? Veja como o marketing é usado para a promoção dos seguintes itens com frequência.

O Marketing se aplica à muitas seções, dentre elas estão marketing de bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e idéias. Vamos explicar cada um deles mesmo que sejam fáceis de compreender, entendemos como aplicação do marketing a ideia de ser quase que necessário a utilização dele para trazer visibilidade aos seguintes itens;

Quer vender mais e tornar sua loja virtual ainda mais lucrativa? Conheça a E-commerce experts CAMP agora.
Onde podemos fazer aplicação do marketing para a promoção de algo?
Aplicamos o Marketing em diferentes itens comuns, confira:

BENS – Sem dúvidas onde mais é aplicado o marketing é com respeito dos bens tangíveis ou produtos, todos os anos são fabricados e distribuídos diversos bens, que são desde frigideiras até carros etc. Todos estes bens sustentam a economia moderna, com o fácil acesso a internet hoje não só empresas colocam produtos a disposição do consumidor mas também pessoas físicas podem disponibilizar diversos produtos desde usados até mesmo confeccionados por elas próprias.

ALIMENTOS – Talvez o mais comum e onde há uma grande aplicação diariamente é em algo extremamente essencial para a sobrevivência de todos ser vivo, a alimentação, o marketing aplicado aos alimentos dos mais diversos tipos é massivo e comum, basta adentrar em um super mercado e podemos ver bem como ocorre esse processo, também é comum vermos em comerciais de televisão uma grande quantidade de comerciais relacionados à alimentos comuns do que a itens mais caros em geral.

SERVIÇOS – Com o crescimento da economia também crescem as variedades de serviços a serem comercializados. Os serviços prestados são os mais diversos e dentre eles estão incluídos empresas aéreas, hotéis, locadoras de automóveis, cabeleireiros, engenheiros, médicos dentre outros, muitas das vezes um serviço está atrelado à outro.

EVENTOS – Muitas organizações planejam diversos eventos para os mais variados fins, seja eventos corporativos, grandes feiras setoriais, comemoração de aniversários, espetáculos artísticos, com isso há uma grande variedade de profissionais para planejar e elaborar os detalhes de cada evento. Há ainda grandes eventos realizados frequentemente em grande escala como a copa do mundo e os jogos olímpicos que têm um promoção agressiva e envolvem tanto empresas como o público-alvo, para o sucesso de um evento desde menores até aqueles com proporções mundiais um bom marketing deve ser aplicado sempre.

EXPERIÊNCIAS – Juntando diversos serviços e mercadorias é possível criar, apresentar e comercializar experiências. Um exemplo de sucesso é o Magic Kingdom da Walt Disney World que representa bem o marketing de experiência; Todos os anos milhares de pessoas visitam o ‘reino encantado’ da Disney, onde há todo um ambiente feito de magia utilizando os contos de fadas que são conhecidos pela maioria das crianças e mesmo após crescerem o desejo de visitar o local permanece. Este é apenas um exemplo, existem ainda diversos tipos de experiências que podem ser adquiridas e o marketing envolvido nelas tem grande parcela sobre a conversão e satisfação dos clientes.

PESSOAS – Algo que é bem importante é o marketing de pessoas, mais precisamente o de celebridades, seja lá de qual área for, músicos, artistas, atores. O fato é que qualquer pessoa que tenha algum tipo de exposição na mídia possui um agente, um assessor de imprensa que cuida de diversos aspectos. Hoje é muito comum que celebridades recorram a agências de publicidade para celebridades, com objetivo de se tornarem marcas e assim consigam gerar uma boa renda.

LUGARES – Aqui se encaixam estados, cidades, países etc. todo local há uma busca constante na procura de atrair mais turistas, fábricas, empresas e novos moradores pois isso é interessante para o governo e também para economia do local, conseguimos sucesso nesse caso fortalecendo as vantagens, os pontos turísticos, belezas naturais, hospitalidade e diversos outros pontos possíveis para criar um bom marketing de turismo.

PROPRIEDADES – Se enquadra também nessa aplicação de marketing as propriedades que são bens intangíveis de posse, tanto os imoveis como bens financeiros, ambos podem ser comprados e vendidos o que também leva a um esforço de marketing. Podemos citas os casos das imobiliárias que trabalham para os donos de imóveis para comprar e vender, já bancos e instituições financeiras estão envolvidas com o marketing de produtos e serviços financeiros, para pessoas tanto físicas como jurídicas.

ORGANIZAÇÕES – Nesta categoria se encaixam escolas, museus, supermercados, universidades, todas essas organizações trabalham para gerar uma imagem positiva e sólida na mente do público e para conseguir este resultado investem pesado em propaganda de identidade corporativa.

INFORMAÇÕES – A informação também pode ser considerada um ‘produto’, ela pode ser produzida e comercializada sem nenhum problema. Neste caso podemos citar também as escolas e faculdades que produzem e distribuem informações mediante um preço aos pais, ao alunos e às comunidades. Outras coisas que podemos citar são também, revistas, enciclopédias, livros.

IDÉIAS – Toda oferta de Marketing traz em sua essência uma ideia básica. Produtos e serviços são na verdade plataformas para entrega de algum conceito ou beneficio.

Fonte: Livro – Administração de Marketing de Philip Kotler – 12ª edição

Você também precisa conferir esses artigos:
Entre em nosso grupo do Facebook voltado para quem deseja aprender mais sobre marketing e divulgação e mantenha-se atualizado clicando aqui

Um comentário em “A que se aplica o Marketing

  • 28 de junho de 2014 em 12:50
    Permalink

    Eu acredito no marketing de serviços, bom, por uma simples razão, os serviços geralmente tendem a ser mais sustentáveis, lógico que isso depende de vários fatores, mas na maioria das vezes os serviços dão uma segurança maior para um empreendedor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *