A que se aplica o Marketing – Aplicando o Marketing

O Marketing se aplica há muitas seções, dentre elas envolvem-se no marketing de bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e idéias.

BENS – Sem dúvidas ao que mais que se aplica o marketing, é a respeito dos bens tangíveis ou produtos, todos os anos são fabricados e distribuídos diversos bens, que são desde alimentos até fogões, geladeiras etc. Todos estes bens sustentam a economia moderna, com o fácil acesso a internet hoje não só empresas colocam produtos a disposição do consumidor, mas também pessoas físicas podem disponibilizar diversos produtos.

SERVIÇOS – Com o crescimento da economia, também crescem as variedades de serviços a serem comercializados. Os serviços prestados são os mais diversos, e dentre eles estão incluídos empresas aéreas, hoteís, locadoras de automóveis, cabeleireiros, engenheiros, médicos dentre outros. Muitas das vezes um serviço está atrelado a outro.

Onde o Marketing é aplicado

EVENTOS – Muitas organizações planejam diversos eventos para os mais variados fins, seja eventos corporativos, grandes feiras setoriais, comemoração de aniversários, espetáculos artisticos. E com isso há uma grande variedade de profissionais para planejar e elaborar os detalhes de um evento. Há ainda grandes eventos realizados frequentemente e grande escala como a copa do mundo e os Jogos Olímpicos que têm um promoção agressiva e envolvem tanto empresas como o público-alvo.

EXPERIÊNCIAS – Juntando diversos serviços e mercadorias é possível criar, apresentar e comercializar experiências. Um exemplo de sucesso é o Magic Kingdom da Walt Disney World representa bem o marketing de experiência: Todos os anos milhares de pessoas visitam o ‘reino encantado’ da Disney, onde há todo um ambiente feito de mágia utilizando os contos de fadas que são conhecidos pela maioria das crianças e mesmo após crescerem o desejo de visitar o local permanece. Este é apenas um exemplo, mas ainda existem diversos tipos de experiências que podem ser adquiridas digamos assim.

PESSOAS – Algo que é bem importante é o marketing de pessoas, mais precisamente o de celebridades, seja lá de qual área, músicos, artistas, atores. O fato é que qualquer pessoa que tenha algum tipo de exposição na mídia possui um agente, um acessor de imprensa que cuida de diversos aspectos. Hoje é muito comum que celebridades recorram a agências de publicidade para celebridades, com objetivo de se tornarem marcas.

LUGARES – Aqui se encaixam estados, cidades, países etc. Em todo local há uma busca constante na procura de atrair mais turistas, fábricas, empresas e novos moradores. O objetivo é fortalecer a imagem do local a fim de obter melhorias relacionadas a economia.

PROPRIEDADES – Se enquadra também na área de marketing as propriedades que são bens intangíveis de posse, tanto os imoveis como bens financeiros, ambos podem ser comprados e vendidos o que também leva a um esforço de marketing. Podemos citas os casos das imobiliárias que trabalham para os donos de imóveis para comprar e vender, já bancos e instituições financeiras estão envolvidas com o marketing de produtos e serviços financeiros, para pessoas tanto físicas como juridicas.

ORGANIZAÇÕES – Nesta categoria se encaixam escolas, museus, supermercados, universidades, todas essas organizações trabalham para gerar uma imagem positiva e sólida na mente do público, e para conseguir este resultado investem pesado em propaganda de identidade corporativa.

INFORMAÇÕES – A informação também pode ser considerada um ‘produto’, ela pode ser produzida e comercializada sem nenhum problema. Neste caso podemos citar também as escolas e faculdades que produzem e distribuem informações mediante um preço, aos pais, ao alunos e às comunidade. Outras coisas que podemos citar são também, revistas, enciclopédias, livros.

IDÉIAS – Toda oferta de Marketing traz em sua essência uma ideia básica. Produtos e serviços são na verdade plataformas para entrega de algum conceito ou beneficio.

Fonte: Livro – Administração de Marketing de Philip Kotler – 12ª edição

Compartilhe!

One thought on “A que se aplica o Marketing – Aplicando o Marketing

  1. Saulo G.

    Eu acredito no marketing de serviços, bom, por uma simples razão, os serviços geralmente tendem a ser mais sustentáveis, lógico que isso depende de vários fatores, mas na maioria das vezes os serviços dão uma segurança maior para um empreendedor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>