7 dicas para executar uma campanha de E-mail Marketing com sucesso

Criar uma frase cativante no assunto do e-mail é sobre pensar fora da comum.

Todos os dias milhares de E-mail são enviados e recebidos, é comum que alguns sejam simplesmente esquecidos e que a caixa de entrada se acumule de centenas de e-mails, é fácil dizer que é o e-mail marketing se torna uma área difícil e bem competitiva, mas ainda há muitos meios de vencer, confira nesse artigo a reunião de algumas dicas e princípios básicos que podem fazer com que você obtenha melhores resultados ao disparar seus e-mails para os clientes. Precisando de uma empresa que o ajude e realize um serviço completo com e-mail marketing para seu negócio? conheça a E-goi ou ainda nossa lista com as melhores empresas do ramo nesse link.

Perito em redações.

Se o seu e-mail não está altura do conteúdo original, sua taxa de clique nos e-mails está fadada a diminuir, por isso é muito importante contratar redatores que são capazes de criar conteúdo rico em informações para sua campanha de e-mail, os clientes estão acostumados a receber e-mails publicitários, de fato, eles podem estar cansados de receber tantos, na contramão da maioria dos outros recebidos, a redação do e-mail deve ser inteligente, gerar engajamento e muito importante que seja persuasivo, convencendo seus leitores a realizarem a ação pretendida no seu botão de ação. confira: como produzir o melhor conteúdo em sua redação que também pode vir a ajudar em seu texto publicitário para o e-mail.

Design bonito.

dicas de e-mail marketing
Como aumentar o sucesso de sua campanha de e-mail marketing

Assim como sua redação e conteúdo, seu design necessita também ser fácil para que seus leitores possam escanear seu e-mail de forma rápida na primeira lida, escanear no sentido de fazer uma rápida leitura do conteúdo. Porque? No geral as pessoas levam uma vida corrida e com muitas ocupações, se elas se sentem bombardeadas por muitas informações, elas vão simplesmente se desligar de tudo que está ali, então faça seu design limpo e simples. Use espaços em branco, isso faz com que seja mais fácil para seus visitantes visualizarem a página e também todos os produtos apresentados, leve em consideração a utilização de um simples padrão de grade, que é fácil de seguir e permite que os produtos ganhem foco principal.

Seus e-mails são uma extensão de sua marca e eles devem parecer dessa forma! Crie o design de seus e-mails para se adequar ao resto da imagem visual de sua marca, isso fará com que eles se tornem mais memoráveis.

A/B testando opções.

A/B é um tipo de técnica muita conhecida em diversos tipos de técnicas de marketing, realizando esses testes podemos descobrir quais tipos de e-mail marketing seus clientes mais respondem positivamente, é uma ótima técnica não só para melhorar nosso CTR mas também a taxa de conversão.

Você começa decidindo primeiramente o que quer colocar em foco, por exemplo, taxa de abertura desses e-mails, taxa de clique e assim por diante, assim você cria duas opções de e-mails: E-mail A e E-mail B, O E-mail A será ligeiramente diferente do E-mail B com o objetivo de testar qual tipo de e-mail terá melhores resultados. Então vamos dizer que o objetivo de determinada campanha tenha como foco a melhoria da taxa de abertura. A melhor coisa a fazer nesse teste de A/B pode ser com relação ao assunto do e-mail porque em geral o texto contido nessa linha determina se o usuário irá clicar ou não no conteúdo desse e-mail, aqui vai um exemplo:

“E-mail A” teria como assunto: Olá [Nome]! Aqui você ganha 70% de desconto!

“E-mail B” teria como assunto: Grande economia apenas essa semana!

Como fazer o teste nessa campanha de E-mail Marketing?

Simples, o E-mail tipo A será enviado para 50% da sua lista e os outros 50% irão receber o E-mail tipo B. Então você simplesmente checa os resultados no fim dessa campanha para ver qual das chamadas (assunto) conseguiu maior taxa de abertura.

Atraente chamada no campo assunto do E-mail.

Se você não encantar as pessoas logo na primeira linha do assunto de sua campanha, é isso, você perdeu sua chance.

Na demanda de melhorar sua taxa de abertura e suas campanhas de e-mail marketing como um todo, você tem que colocar muito desse esforço na sua linha de assunto, pense nelas como uma espécie de “alavanca” para sua marca ou promoção, a linha de “assunto” é interessante por centenas de razões. A primeira é a criação de mistério e curiosidade, o segundo e o terceiro é que ambos usam de palavras quentes e  chamadas criativas para chamar a atenção do público.

Criar uma chamada atraente para seu e-mail é sobre pensar fora da caixinha, pensar e nos perguntar a nós mesmos “porque eu clicaria nele”.

Você sabe qual o melhor horário para disparar e-mail marketing aos clientes?

Uma atraente chamada de ação no corpo do e-mail com botões.

Se seu assunto já precisa ser cativante, então sua chamada de ação deve ser ainda mais atraente, a linha de assunto é apenas o primeiro obstáculo, mas quando um potencial cliente clica em sua chamada de ação, a linha de chegada está na vista, sua chamada de ação (CTA) é toda a razão de você enviar seus e-mails em primeiro lugar, então dê a atenção que elas merecem. A chamada de ação precisa estar destacada na página, uma grande forma de fazer isso é com textos que sejam interessantes ao público e um botão de ação colorido, se destacando também em meio ao conteúdo.

Outra importante característica de uma chamada de ação de sucesso é a transparência, deixe que seus usuários tenham a certeza de onde serão redirecionados ao clicar naquele botão, nunca engane seus leitores ou do contrário só conseguirá isso uma única vez, não queira perder a confiança de seus clientes.

Design responsivo.

Hoje é praticamente impossível ir a qualquer lugar sem que possamos ver pessoas vidradas ao seus smartphones, e isso não pode ser ignorado, afinal, smartphones já são uma parte integral de nossa vida atual e se você quer que sua campanha de e-mail marketing tenha sucesso, você tem que entender isso.

Um design responsivo é extremamente importante, especialmente quando consideramos que cerca de 67.2% dos consumidores usam um smartphone para checar seus e-mails, desses 71.6% consumidores irão apagar e-mails que não se adequam a sua leitura.

Utilizar a automatização.

Com a internet tudo se torna mais instantâneo e simples, mas infelizmente para marcas, isso significa consumidores em maior demanda que nunca, os consumidores querem o que desejam, o mais rápido possível de preferência.

Então vem uma solução que é a automatização de tarefas, você pode agradar seus consumidores 100% do tempo, mesmo se você não estiver em seu escritório, respostas automáticas são incríveis para manter um ciclo, por exemplo, para avisar ao cliente que seu e-mail foi recebido e será respondido em determinado tempo.

Você também pode usar a automatização para melhorar ainda mais a experiência do usuário. Um bom exemplo disso é a possibilidade notificar o usuário por e-mail quando algo que ele deseja já se encontra novamente disponível ou você pode usar a automatização para perguntar aos clientes se podem dar opiniões sobre produtos pedidos.

Os jeitos que você pode usar a automatização com a finalidade de melhorar e dar andamento em uma campanha de e-mail marketing de sucesso são praticamente inesgotáveis e ajudam com o marketing de relacionamento também e fazer com o cliente se sinta parte importante do processo.

Considerações finais

Não importa quantas diferentes plataformas de mídia social surjam todo ano, e-mail é ainda a maior forma de marketing do mundo, isso porque funciona, E-mail Marketing é uma maneira fantástica de se conectar com sua base de clientes e esperamos que com todas essas dicas você consiga rodar uma campanha de e-mail marketing com melhores resultados.

Esse artigo é baseado em uma versão inglês do site business.com

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *