5 Insights Para o Design da Sua Loja Virtual

O layout do seu e-commerce tem uma grande influência em como as pessoas percebem a sua empresa e os produtos sendo vendidos, sendo um fator de sucesso ou fracasso. Um layout moderno, elegante, funcional e limpo ajuda muito a focar o cliente naquilo que ele deve fazer no seu site, comprar.

Muitas das grandes plataformas de e-commerce já perceberam isso há muito tempo e se preocupam demais com a aparência da loja virtual dos seus clientes, apesar de termos alguns exemplos de plataformas que não se preocupam com o cliente nesse aspecto.

O que leva a determinar que tipo de layout é melhor para uma determinada marca e audiência? Quais são os recursos que mais aumentam as conversões? Por que o seu design deve parecer leve? Vamos responder a algumas dessas perguntas nesse artigo.

O Que Você Vai Aprender

O Produto é a parte mais importante da sua loja online
Como determinar o layout para uma certa audiência?
Menos é sempre mais
Dê uma olhada no layout das plataformas de e-commerce
O Layout responsivo é muito importante
O Produto é a Parte Mais Importante da Sua Loja Online

Afinal, qual a primeira coisa que um comprador quer ver em sua loja virtual? Sem dúvidas, os produtos que você tem a oferecer. Infelizmente, muitos dos lojistas que temos atualmente parecem não entender muito bem esse conceito.

Sua logomarca pode ser a mais bonita possível, mas lembre-se, o cliente vai estar preocupado em obter o produto que vai resolver os seus problemas.

Se você tem logotipos, menus ou objetos que são muito grandes, foque em diminui-los e deixá-los o mais discreto possível, faça isso e deixe que o seu produto fale pela sua marca.

Como determinar o layout para uma certa audiência?

Primeiro você deve pensar o seu layout com uma pesquisa. Deve-se definir quem é a audiência para qual o layout está sendo feito. Essa audiência pode ser uma parte do mercado que não está representado por um modelo ou tema, como lojistas com um produto único.

Se você não tem ideia alguma, dê uma olhada nos seus concorrentes, veja o que eles estão fazendo e sempre veja tudo de bom ou ruim que eles têm.

Olhe os objetivos e necessidades do mercado em que você está inserido, quanto melhor o design melhor a experiência do seu usuário.

Menos é Sempre Mais

Vamos começar com um exemplo. Qual a primeira coisa que acontece ao digitarmos www.google.com.br no navegador?

Você já parou para se perguntar o porquê de só a logo e a caixa de buscas aparecer na sua tela? O Google é uma empresa gigantesca com vários produtos sendo oferecidos, então por que apenas a caixa de busca em sua página principal? Se você pensou que isso é o necessário para se fazer uma busca e focar primordialmente nesse ato, com certeza acertou!

Um layout cheio de caixas de textos, imagens e informação confunde quem chega ao seu site para tomar a primeira ação. Uma chamada para ação clara, concisa, objetiva e bem posicionada, como o Google tem, é o ideal.

É claro que o seu e-commerce precisa de alguns dados a mais para facilitar a vida do seu cliente, mas tenha em mente o exemplo do Google: Menos é sempre mais!

Se dermos uma olhada em sites modernos, vemos que o layout é sempre bastante limpo e focado nos produtos. Há dois exemplos abaixo:

Todas as imagens foram retiradas de lojas online de sucesso do Shopify , você também pode ver mais exemplos de lojas no bigcommerce.

Viu algo em comum nas lojas virtuais? Todas elas são limpas, mostram o produto e toda ação que deve ser feita está bastante clara na página. Dê uma olhada e compare com a sua e se pergunte no que você pode melhorar.

Dê Uma Olhada No Layout Das Plataformas de E-commerce

Vá as principais plataformas de e-commerce, dê uma olhada nelas e retire mais ideias como já dito acima. Vou deixar aqui alguns exemplos das mais famosas:

O Layout Responsivo é Muito Importante

Os dispositivos móveis já passaram os computadores nas visitas a sites de e-commerce, este estudo foi feito pelo Shopify analisando mais de 100.000 lojas online.

O Google também lançou, no ano passado, um update onde sites com um design responsivo vão ranquear mais alto, ou seja, quanto mais rápido você contratar um programador para deixar o design do seu comércio eletrônico responsivo, melhor será tanto para a experiência do cliente quanto para seu SEO (Search Engine Optmization).

Faça um teste no site do Google Developers e veja se ele é responsivo:


Conclusão

O design do seu site pode ser o fator decisivo em seu sucesso ou fracasso no e-commerce. Saber que o produto é a parte mais importante do seu layout, olhar o design dos competidores do seu nicho e de grandes plataformas de e-commerce, e deixá-lo responsivo são grandes ideias que podem trazer frutos no futuro.

Gostou deste artigo? Deixe seus comentários abaixo.

Compartilhe!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *