12 dicas valiosas para vender pelo whatsapp parte 2

O objetivo desse artigo é elucidar dúvidas se você já está ou deseja realizar vendas através do WhatsApp.

Você está lendo a segunda parte do artigo: 12 dicas valiosas para vender pelo whatsapp, então se você ainda não leu por favor leia a primeira parte clicando no link e depois prossiga sua leitura para melhor entendimento.

12 dicas valiosas para vender pelo whatsapp

7. Utilize vídeos para vender mais e atrair mais confiança.

O WhatsApp possui um excelente recurso que é o envio e recebimento gratuito de vídeos, então uma boa ideia é utilizar esse recurso ao seu favor na divulgação do seu negócio, tudo o que você irá precisar é de uma boa câmera no caso a própria do celular e de uma boa dose de criatividade, mostrar o seu produto e as vantagens dele em vídeo é uma forma muito melhor de atrair a atenção do consumidor que uma simples foto, um vídeo com uma boa iluminação e o áudio claro pode ser uma excelente forma de mostrar ao seu público o que você tem a oferecer, portanto não tenha medo de utilizar essa ferramenta mas use com moderação, lembre-se que muitas pessoas tem preguiça de fazer o download do vídeo ou simplesmente deixam para fazer quando conectados a uma rede wi-fi para não gastar da sua franquia de dados, nesse caso o uso de fotos acaba ganhando no quesito visualização, por isso deixe para enviar vídeos somente à clientes realmente interessados em mais informações sobre o produto e não faça isso indiscriminadamente, ter bom senso nessa hora é essencial.

8. Cuidado ao enviar arquivos, tenha certeza do que está enviando.

Todos nós humanos estamos sujeitos à falhas porém elas podem ser evitadas com simples revisões, em um celular ficam disponíveis diversos arquivos caso o smartphone não seja usado apenas para empresa (o que é o mais recomendado em todos os casos) tanto fotos pessoais, contatos aleatórios, vídeos dos mais diversos tipos etc. Imagine então o transtorno que uma imagem enviada errada pode trazer a imagem da sua empresa, nesse caso todo cuidado é pouco, empresas grandes podem até sofrer processos caso o consumidor se sinta ofendido ou constrangido, o melhor é não deixar disponível conteúdo impróprio que possa ser enviado por engano, em todo caso é sempre importante revisar várias vezes o quê e para quem você está enviando aquela mensagem ou aquele arquivo.

9. Responda sempre seu cliente no whatsapp.

O cliente costuma não entender muito bem quando a empresa não dá uma resposta muito rápida, dependendo do tamanho do seu negócio é importante responder a mensagem em até 3 dias úteis, sendo o WhatsApp uma forma mais rápida de comunicação o ideal é que o cliente seja respondido mesmo em poucas horas, caso contrário ele pode entender isso como descaso e você pode acabar perdendo um cliente por uma mensagem não vista, portanto evite ao máximo deixar para responder depois pois sempre pode haver a possibilidade de esquecimento.

10. Resolver possíveis problemas o mais rápido possível.

Aqui vai uma das dicas mais importantes, caso seu cliente encontre algum problema e precise resolver, faça isso o mais breve possível, nenhum cliente gosta de esperar além do necessário para que seu problema seja resolvido ou um prazo já antes estabelecido, caso isso não ocorra você corre o risco que essa reclamação vá parar em alguma rede social e com isso sua imagem acaba sendo bastante prejudicada, então é bom sempre se prontificar a resolver o problema o mais rápido que der. Você sabe o que os clientes andam falando sobre você nas redes sociais? confira -> como evitar reclamações de clientes online?

11. Defina horários para atender seus clientes.

Toda empresa define horários específicos para atender a demanda de seus clientes, no seu caso isso não deve ser diferente, utilize o horário padrão comercial para dar mais atenção a esses clientes, uma dica importante é colocar o horário de atendimento nos seus meios de comunicação para que o cliente saiba qual o melhor horário para entrar em contato, tirar dúvidas, solicitar produtos etc.

O período noturno é o horário que você deve evitar ao máximo enviar qualquer tipo de mensagem para qualquer cliente, mesmo que seja para responder uma dúvida, responda sempre em horário comercial para evitar aborrecimentos, afinal você não quer que seu cliente fique chateado com você porque você o acordou no meio da madrugada, você deve respeitar o seu horário e o horário dos seus clientes.

12. Ative e desative avisos sonoros.

Essa é uma dica mais ligada à produtividade, nos horários específicos de atendimento deixe os avisos sonoros ligados para que você não perca nenhuma mensagem importante de um cliente e sempre revise as conversas pois há a probabilidade de alguma ter passada despercebida, no período em que você não está atendendo via WhatsApp, desligue os avisos sonoros , tenha um descanso e também evite ficar entrando na conta caso seja possível.

*Utilize sempre uma boa foto de perfil e se for um whatsapp representando uma empresa coloque uma foto com o logotipo da empresa de preferência.

Vender através das redes sociais também é muito comum e temos artigos sobre o tema também, veja -> como usar as redes sociais para divulgar sua empresa.

Compartilhe!

Deixe um comentário