10 dicas para construção de um bom slogan

O que você deve saber para desenvolver um bom slogan para seu negócio agora.

Você certamente já entendeu qual a importância de desenvolver o slogan marcante e criativo para sua empresa, produto, marca etc. O que você deve pensar agora são quais elementos devemos pensar antes de começarmos a construção do nosso slogan, um bom slogan não é algo tão fácil assim de se fazer embora muitas pessoas achem que basta pensar em uma pequena frase de efeito e pronto os problemas com slogan estão resolvidos, ele deve ter muito mais elementos para que possa ser considerado um slogan efetivo e que poderá trazer bons resultados para empresa para que possa ser utilizado por bastante tempo ou até mesmo “eternizado junto a marca” como é o caso de muitos slogans que ganham repercussão internacional e acabam se tornando parte importante da identidade visual da empresa sendo uma elemento chave importante em todo o processo de divulgação e propagação da marca, embora já tenhamos falado que para criação de slogans não se faz necessário o uso de diversas regras nesse artigo podemos citar 10 dicas fundamentais para criação de um bom slogan;

ilustração publicitária todynho

1 – Estudo de local

Pesquisar a história da marca é algo essencial no marketing, estudo do macro e microambiente de mercado, incluímos o histórico do produto, quais seus diferenciais, benefícios , público-alvo, concorrência etc. Com isso conseguimos mais dados para construção do slogan, podemos filtrar mais palavras através dos dados e com isso construir uma frase que tenha pleno sentido com uma marca em questão, trazendo algumas vezes até mais de um significado numa mesma frase, a marca Friboi e o seu slogan; peça Friboi. carne confiável tem nome. A marca além de conseguir juntar dois significados para a palavra peça, tanto para peça de carne e a segunda no imperativo do verbo pedir mostra uma forma inteligente de concepção slogan, outro diferencial da marca é que a Friboi conseguiu fazer de um produto comum (carne) se tornar um produto referência e esse slogan só reafirma isso.

2 – Dizer a verdade

Um bom slogan deve ser honesto com cliente, deixando claro o seu objetivo, tentar colocar muitas qualidades de uma vez só pode além de colocar desconfiança automática por parte do cliente, será algo altamente prejudicial em outros sentidos.
Ex. Telecine – O melhor do cinema (Aqui fica extremamente clara a proposta do canal e ainda chama a atenção para a qualidade da programação).

3 – Não deixe de usar sua criatividade

Usar da irreverência e do inusitado pode ser um ótimo caminho a ser seguido para ser lembrado entre os consumidores.

4 – Razão

Induzir o seu cliente ao questionamento é uma forma efetiva de mostrar que seu produto é o melhor e esse pode ser um caminho também interessante para bater de frente com a sua concorrência.
Ex. Seara – Experimente Seara, A qualidade vai te surpreender.

5 – Mostre o que você tem de melhor

Mostrar a seu cliente o que só sua empresa pode oferecer e fazer com que ele veja quais sensações só sua empresa pode realizar na vida dele.
Ex. Mastercard – Não tem preço.

6 – Posicionamento

É importante deixar claro seu posicionamento no mercado ou seja qual o seu ramo de atuação e quais os tipos de consumidores você deseja alcançar
Ex. Marisa – De mulher para mulher.

7 – Conhecimento de língua portuguesa

Você com certeza deve dominar o idioma ao qual deseja criar um slogan, saber a norma culta e também coloquial é importante pois ajuda no posicionamento das marcas, Além disso o bom conhecimento da língua portuguesa permite fazer certas brincadeiras e construir frases mais criativas e evitar erros ortográficos e de concordância em suas frases, em todo caso sempre revise e caso necessário peça ajuda para um professor da língua em casos mais extremos e evite problemas futuros.

8 – Mnemônico.

Nada mais é do que a facilidade de memorizar, algumas marcas possuem slogan são memoráveis que surgem em nossa mente de maneira automática, um bom exemplo é o da marca de bebidas: Red Bull…(nem precisamos escrever para que você saiba exatamente qual é, não é mesmo?) em todo caso o slogan é: Red Bull te dá asas.

9 – lembrar o nome da marca

Muitas marcas também utilizam dessa técnica que consiste em colocar o próprio nome da marca também no slogan com o intuito de gerar repetições e agregar ainda mais valor à marca.

Ex. Bayer – Se é Bayer é bom

10 – Poucas palavras (menos é mais)

É importante que o slogan não possua mais que 8 palavras no total, não é uma regra inflexível mas quanto mais curto ele for e que ainda assim consiga transmitir a sua mensagem melhor, além de ser mais fácil grava-lo na memória que o principal objetivo  do publicitário.

confira outro artigo com algumas outras dicas a respeito de elaboração de slogans publicitários famosos

Essas são apenas algumas dicas que você pode colocar em prática na hora de desenvolver seu slogan que deve estar aliado a concepção de identidade visual e criação de logos, aqui você encontra muito artigos a respeito desses temas, eu espero que esse possa ter elucidado algumas dúvidas, verifique sempre se o seu slogan já não está sendo utilizado e assim que possível registre-o com os outros elementos de sua marca para evitar problemas futuros.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *